26/07/2021 às 11h54min - Atualizada em 27/07/2021 às 00h00min

Pesquisadora da Unip explica em palestra a origem dos ditados populares

SALA DA NOTÍCIA Roberta Abrahao
Unip



No próximo dia 27 de julho, às 18h, a UNIP disponibilizará em suas redes sociais oficiais no Youtube, Instagram (IGTV), Linkedin e Facebook mais um vídeo do projeto UNIP ON, que propicia aos internautas acessar a qualquer momento um acervo de palestras gravadas sobre variados temas.

“Ditados populares - as diferentes verdades dos provérbios brasileiros” é a temática que será apresentada por Mônica Oliveira Santos, coordenadora e professora do curso de Letras da UNIP Campinas. Mônica, que é também escritora, autora do livro O provérbio é um comprimido que anda de boca em boca, explicará como os provérbios fazem parte da cultura linguística universal e são transmitidos de geração para geração, alguns tornando-se verdadeiramente universais e atemporais; outros, no entanto, se perdem com o passar do tempo e mudanças das sociedades.

“Os provérbios referem-se a uma memória histórica dos saberes práticos dos povos. Uma memória autorizada pelo conhecimento empírico das gerações anteriores. Uma cristalização do senso comum que adquire, pela estrutura da fórmula proverbial, um caráter de verdade. Há de tudo. Desde um uso proverbial mais elevado, retomando falas bíblicas ou filosóficas, à máximas de cunho mais prático ou mesmo ditados que remetam a níveis mais ordinários e até chulos. Há ainda aspectos específicos de regionalidades. Ditados mais comuns a umas regiões do que a outras”, explica a professora.

Na palestra, ela falará sobre:

É possível localizar na História como, onde e por que surgiram os ditados populares?

O que caracteriza estruturalmente um provérbio ou um ditado?

Os provérbios e ditados são um fenômeno coletivo ou nascem a partir de um gesto individual para só depois caírem na boca do povo?

Por que alguns ditados e provérbios são tão comuns em tantos lugares e há tanto tempo? E por que outros caem em desuso?

O que os provérbios representam para os povos?


Não perca. Acesse:

https://www.youtube.com/user/UNIPOficial
https://www.linkedin.com/school/unip/
https://www.instagram.com/_unipoficial/?hl=pt-brhttps://www.facebook.com/UNIPoficial

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp