13/03/2023 às 19h10min - Atualizada em 13/03/2023 às 19h10min

Paciente fica com urina roxa em caso raro; médicos explicam causas

Artigo publicado explica caso de mulher de 76 anos, que tinha diversos problemas de saúde e passou a ter coloração "estranha" no xixi após alguns dias internada

Redação - Marcos Imprensa
NDMAIS

Urina roxa é causada por síndrome rara – Foto: REPRODUÇÃO/R7/OXFORD MEDICAL CASE REPORTS/ND
Artigo publicado explica caso de mulher de 76 anos, que tinha diversos problemas de saúde e passou a ter coloração "estranha" no xixi após alguns dias internada
O caso se trata da síndrome da bolsa de urina roxa e foi descrito por médicos do Departamento de Nefrologia do Centro Médico Pikeville, dos Estados Unidos, na revista científica.

No artigo, os especialistas detalham que a paciente, uma mulher de 76 anos, “com histórico médico significativo para doença renal crônica congestiva em estágio 3 e câncer de bexiga”, foi internada na unidade com um quadro de falta de ar devido a outro problema: uma insuficiência cardíaca.

Conforme publicado pelo Portal R7, após os exames, foi encontrada uma lesão aguda secundária àquela que a idosa já tinha. Durante o atendimento, os médicos optaram por inserir uma sonda na uretra e administrar furosemida (um medicamento diurético). Foi aí que o caso de síndrome da bolsa de urina roxa começou.

“Além disso, a paciente apresentava constipação desde a admissão, e, após quatro dias, notou-se mudança na cor da urina na bolsa de Foley”, relataram os profissionais.

Outro artigo científico descreve a síndrome da bolsa de urina roxa como “um distúrbio raro em que a bolsa plástica do cateter urinário e o tubo ficam roxos” e acrescenta que “a descoloração se deve à presença dos pigmentos índigo e indirubina, que são metabólitos do triptofano [um aminoácido precursor da serotonina.


“A fisiopatologia desse fenômeno pode ser rastreada até o catabolismo do triptofano, um aminoácido encontrado apenas em nossa dieta que auxilia na produção de proteínas, enzimas e outros componentes. Com a ajuda de bactérias, o triptofano é decomposto no intestino em indol e é levado para o fígado e transformado em indoxil sulfato. Bactérias produtoras de sulfatase no trato urinário convertem indoxil sulfato em indoxil que, quando metabolizado em meio alcalino, dá origem a indirubina (pigmento vermelho) e índigo (pigmento azul). Quando esses pigmentos são combinados e oxidados, a urina torna-se roxa”, explicam os autores do artigo recente.

Essa síndrome é associada a infecções do trato urinário, já que as bactérias que produzem esses pigmentos costumam aparecer nesses pacientes.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp