28/07/2021 às 14h25min - Atualizada em 29/07/2021 às 00h00min

Scuola Eugenio Montale lança Curso Preparatório para o exame de língua italiana B1 Cittadinanza

Em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-brasileiro, o curso tem certificação requerida pelo Governo Italiano para quem está no processo de obtenção da cidadania italiana por naturalização

SALA DA NOTÍCIA Marcela Martinez
www.montale.com.br
divulgação
Escola Internacional Italiana Eugenio Montale em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-brasileiro (ICIB), está lançando o Curso Preparatório para o exame de língua italiana B1 Cittadinanza. Essa certificação é requerida pelo Governo Italiano, sendo uma exigência do Ministero dell’Interno  para quem está no processo de obtenção da cidadania italiana por naturalização. “O curso é inédito para escola. Decidimos oferecê-lo por acreditar ser de interesse do nosso público, tendo muitas famílias da Montale com origem italiana interessadas na cidadania italiana por naturalização”, explica a coordenadora de cursos, Profª Amanda Visani.

Segundo Amanda, a parceria com o ICIB nasceu com a própria Montale. A escola já oferece cursos de italiano para adolescentes e adultos. “Nós seguimos toda a estrutura dos cursos que o Instituto Cultural Ítalo-brasileiro tem. O novo curso foi pensado para quem está no processo de obter a cidadania por naturalização. Existe um material específico, focado em desenvolver habilidades comunicativas em diferentes contextos”.

O exame B1 Cittadinanza tem um recorte de competências muito mais restrito, por isso sua carga horária é menor. Ele é destinado exclusivamente para quem está no processo de obtenção da Cidadania italiana por naturalização  Com a mudança da normativa em 2018, segundo a Lei n. 132 de 1º de dezembro de 2018, a obtenção da cidadania italiana está também vinculada à posse do nível B1 em língua italiana, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas (2001). Por isso, não é válido para fins de trabalho, estudos etc. O ponto central do curso é a língua falada, sem deixar de lado as habilidades de compreensão e produção escritas.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0