24/03/2023 às 11h46min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h03min

ACNB fará a certificação da carne Nelore boliviana, em conjunto com Asocebu e Fridosa

ACNB fará a certificação da carne Nelore boliviana, em conjunto com Asocebu e Fridosa

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) firmou protocolo de intenções para a criação de um selo de certificação para a produção da carne Nelore da Bolívia. A parceria envolve a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu) e o frigorífico Fridosa e foi assinada durante a apresentação dos resultados da primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade deste ano, em Santa Cruz de La Sierra. Iniciativas semelhantes já são realizadas pela ACNB no Brasil, onde o Nelore já possui três selos de certificação para a carne dos animais da raça.
“Com essa certificação, a carne proveniente do Nelore boliviano passará a ser valorizada nos mercados nacional e internacional, além de oferecer mais segurança para o consumo da população local. A ACNB possui mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de certificação da carne Nelore no Brasil e tem orgulho de integrar essa iniciativa, que surgiu de reuniões com o frigorífico Fridosa e a Asocebu. Assim como ocorre em nosso país, queremos exportar nosso conhecimento, fazendo parte de um importante avanço da produção da carne Nelore na Bolívia”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
No Brasil, a ACNB é a entidade responsável pelo Protocolo de Rastreabilidade Oficial, gerido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que permite a certificação da carne da raça em solo nacional. Por meio deste protocolo, os cortes produzidos a partir de animais provenientes das propriedades participantes e que atendem os respectivos parâmetros estabelecidos podem receber um dos três selos desenvolvidos pela ACNB: Nelore Natural, Garantia de Origem Nelore e Nelore Brasil – A Etiqueta Verde do Agro. Todas chancelam cortes produzidos com qualidade e com respeito a diferentes exigências de produtores e da sociedade, como sustentabilidade, rastreabilidade, bem-estar e sanidade animal.
Presidente da Asocebu, Yamil Nacif Nacif entende que a iniciativa proporciona avanço na promoção da raça Nelore no país vizinho. “Depois de um ano (2022) com duas etapas de sucesso do Circuito Nelore de Qualidade na Bolívia e iniciar 2023 com uma primeira etapa do campeonato, contar com uma certificação da nossa carne Nelore é muito importante para a consolidação da raça, que já é a mais importante.. Esse é um reconhecimento aos criadores que produzem com qualidade elevada e multiplicam animais com genética superior.”
Para o presidente da ACNB, a Asocebu agrega credibilidade ao fazer parte da parceria com o frigorífico Fridosa, por se tratar de uma entidade com muita representatividade na pecuária boliviana. “Com isso, estreitamos ainda mais o relacionamento com os ganaderos da Bolívia. Essa cooperação proporcionará grande salto de visibilidade para a carne do país vizinho”, diz.
A partir da assinatura, serão analisadas as regulamentações sanitárias e normas de rotulagem oficiais do país, desenvolvidos os parâmetros técnicos dos produtos a serem certificados e estabelecidos os procedimentos operacionais para a produção, de forma a garantir a qualidade e o padrão do produto certificado. “Após cumprirmos estas etapas, teremos condições de iniciar a produção das carnes de Nelore boliviano com certificação de origem”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB e responsável técnico pelos selos de certificação da carne Nelore no Brasil, que representou a entidade na assinatura do protocolo de intenções entre os dois países.
No Brasil, o Grupo Celeiro, de Rondonópolis/MT, possui duas linhas de produtos com os selos de certificação da ACNB: Linha Reserva com o selo Garantia de Origem Nelore e Linha Green com o selo Nelore Brasil – A Etiqueta Verde do Agro.
Grupos de produtores ou frigoríficos interessados em agregar um dos selos de certificação da carne Nelore aos seus produtos, podem entrar em contato diretamente com a ACNB.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp