30/03/2023 às 14h39min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h00min

Projeto Formações IEE capacita 270 professores do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

Ações serão em abril em Campo Verde (MT), Canoas (RS), Chapecó (SC) e Cajamar (SP), levando a metodologia do Instituto Esporte & Educação a esses municípios, baseada nos princípios do esporte educacional

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Com ações em quatro cidades de quatro estados, no mês de abril, o Instituto Esporte & Educação (IEE) dá sequência ao Projeto Formações IEE. Os municípios de Campo Verde (MT), Canoas (RS), Chapecó (SC) e Cajamar (SP) estarão capacitando 270 profissionais com a metodologia do Instituto, baseada nos princípios do esporte educacional.

Nos dias 12 e 14 de abril, a cidade gaúcha de Canoas recebe o projeto, com o apoio de Ultragaz e Ipiranga via Lei federal de Incentivo ao Esporte. No dia 13, será a vez da catarinense Chapecó, seguindo para Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, no dia 17, e Campo Verde, no Mato Grosso, no dia 25. Esta última cidade tem o apoio da Bayer via LFIE/Governo Federal.

Professores, gestores, coordenadores e diretores de três das cidades - Campo Verde, Canoas e Chapecó - estarão conhecendo o módulo Princípios do Esporte Educacional. Ele será apresentado por meio de jogos e práticas corporais, com reflexões sobre inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia nas práticas pedagógicas da educação física. Esses princípios serão vivenciados e discutidos em práticas de ginásticas de condicionamento físico, consciência corporal, geral e esportivas.

Já Cajamar recebeu o Formações IEE neste mês de março com ações do Princípios do Esporte Educacional, reunindo 70 participantes. E, agora em abril, terá as atividades do módulo Didática. Os conteúdos de didática, como os diferentes processos de ensino e aprendizagem, serão refletidos a partir de uma situação/problema apresentada em vídeo, de prática pedagógica na aula remota.

"Com esse projeto, o IEE se aproxima das redes municipais de ensino e, assim, temos a possibilidade de integrar a teoria e a prática, com a realidade e os interesses de cada professor e escola, proporcionando um aprendizado diferenciado, que estará em abril nessas quatro cidades", destaca Adriano Rossetto, coordenador do IEE.

O Instituto leva aos diferentes municípios um modelo de formação permanente, comprometido com a realidade das escolas e a aprendizagem das crianças e jovens, dando cada vez mais oportunidades para que tenham acesso à educação física de qualidade e ao esporte seguro e inclusivo.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 22 anos de atuação. O foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a capacitação de professores e a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE e Bloomberg.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp