30/03/2023 às 12h58min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h03min

Pós-graduação MBA e lato sensu aumentam rendimentos em 47%, diz pesquisa

Adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas competências tornam o profissional melhor preparado para o exigente mercado de trabalho atual, segundo o coordenador de MBA da ESAMC Santos, Alessandro Borraschi

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini

Divulgação

Em um mercado de trabalho que se torna diariamente mais exigente e competitivo, cada vez mais os profissionais buscam desenvolver e ampliar suas habilidades e competências. Em seis anos, a quantidade de alunos em cursos de pós-graduação MBA e lato sensu praticamente dobrou, passando de 683 mil alunos para 1,35 milhão entre 2016 e 2021, conforme pesquisa do Instituto Semesp, sendo que 90% deles frequentaram instituições de ensino privadas. Essa especialização pode representar rendimentos em média 47% maiores, de acordo com levantamento da Catho Educação. 



 

O MBA representa uma possibilidade de avançar na carreira e adquirir conhecimentos para estar melhor preparado para novas oportunidades e desafios do mercado de trabalho. Segundo o coordenador de MBA da ESAMC Santos, Alessandro Borraschi, adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas competências destacam o profissional no mercado de trabalho atual, cada vez mais exigente. “É uma maneira de mostrar que está sempre atualizado e que continua engajado em seu desenvolvimento profissional. Representa ainda a oportunidade de melhoria nos rendimentos. Profissionais que têm progressão na carreira obtêm melhores rendimentos”, afirma. 



 

Para escolher um curso de MBA, segundo Borraschi, o mais indicado é levar em conta a atuação do aluno no mercado, suas necessidades e expectativas futuras, decidindo inclusive se deseja se especializar na área em que atua ou quer desenvolver competências diferentes das que já possui. “A partir daí é preciso buscar um curso que atenda às suas necessidades por meio de sua grade curricular. Eu indico ainda conversar com a coordenação desse curso para entender se as expectativas estão alinhadas com o conteúdo que será oferecido. Já conversei com alunos que mudaram de ideia na escolha da especialização para chegar a resultados melhores”, diz.



 

As próximas turmas de MBA da ESAMC têm início em abril. Seu propósito é auxiliar os alunos a alcançar o próximo nível profissional e concretizar o sonho de carreira, oferecendo para isso: disciplina de planejamento de carreira e competências empresariais; foco no desenvolvimento das competências comportamentais e gerenciais; projeto de conclusão de curso construído ao longo de todo o período de estudo, com aplicabilidade na vida real; aulas dinâmicas e inovadoras. 



 

De acordo com o coordenador, o MBA da ESAMC oferece qualidade de ensino, projeto pedagógico muito bem trabalhado e um corpo docente com experiência de mercado e acadêmica, dando todo o suporte para o aluno. A faculdade oferece ainda infraestrutura completa, com instalações modernas, laboratórios, bibliotecas e espaços de convivência bastante atrativos, proporcionando às turmas um ambiente agradável, com um custo compatível com o mercado. “O custo-benefício da ESAMC é muito diferenciado. Preço justo por um ensino de altíssima qualidade. A escola é reconhecida por grandes empresas e mercados de São Paulo e da Baixada Santista”, afirma Borraschi.



 

O coordenador aponta que o MBA presencial possibilita contato maior com professores, alunos e outros profissionais, o que permite networking mais apurado e compartilhamento mais próximo de experiências. “Em um curso a distância não há esse contato. A indicação de um MBA presencial é irrestrita.



 

Habilidades comportamentais e gerenciais são trabalhadas em cada uma das disciplinas dos cursos de MBA da ESAMC. “Valorizamos trabalho em equipe, liderança, comprometimento, flexibilidade no trabalho, visão estratégica, toda uma postura profissional trabalhada ao longo de todas as disciplinas do curso”, garante o coordenador.



 

A ESAMC Santos tem como diferencial uma boa diversidade de cursos em quatro áreas distintas: marketing, finanças, gestão de pessoas e gestão empresarial, com especializações em todas essas áreas. A faculdade possui um projeto diferenciado acadêmico-pedagógico, com disciplinas para o aluno desenvolver competências complementares e também competências de especialização.



 

“Temos um planejamento de carreira, que é a primeira experiência que o aluno tem, a primeira disciplina no curso, na qual ele é convidado a fazer uma imersão na sua própria realidade e refletir como o MBA vai ajudá-lo a fortalecer sua carreira. O estudante conta com o apoio de um professor especializado para fazer seu planejamento para o momento do mercado em que vive”, afirma o coordenador. 



 

No MBA da ESAMC Santos o estudante desenvolve um projeto final simulando a realidade, a partir de casos reais, que podem ser aplicados inclusive na empresa em que o aluno trabalha. “As ideias e propostas são executáveis no mercado, o que é bastante positivo”, comenta Borraschi. Ele acrescenta que o aluno que cursa uma especialização dentro de uma das quatro áreas pode voltar para fazer outra especialização nessa mesma área em muito menos tempo, cursando apenas as disciplinas específicas para essa nova especialização.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp