03/08/2021 às 10h08min - Atualizada em 04/08/2021 às 00h00min

Vendas do comércio em BH cresceram 6,71% em maio

Capital ficou acima da média nacional e estadual. Trajetória de recuperação é a melhor desde 2013

SALA DA NOTÍCIA Cristina Reis

As vendas do comércio varejista da capital registraram um avanço de 6,71% no mês de maio em comparação a abril. Os dados do levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revelam que a reabertura do comércio, a queda nos índices de monitoramento do Coronavírus, o avanço da vacinação e o Dia das Mães contribuíram para esse crescimento. 

Na comparação anual, o avanço foi ainda maior: 7,25%. “Este é o segundo resultado consecutivo com dados positivos. Na comparação anual do mês de abril, também registramos um aumento de 7,83%. Isso demonstra uma recuperação do varejo que, felizmente, superou o patamar anterior à pandemia. O retorno do auxílio emergencial, a retomada da circulação de pessoas e a melhora na admissão de empregos formais contribuíram para esse dado”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

No acumulado do ano, o comércio registra um crescimento de 5,11%. Desta forma, o varejo inicia sua trajetória de recuperação com o maior crescimento desde 2013. “Acreditamos que o volume de vendas pode apresentar uma retomada mais forte no segundo semestre. Contudo, isso vai depender dos índices de emprego e inflação”, pontua Souza e Silva.

 

Setores que mais avançaram

Na análise mensal (maio/abril), os setores do varejo que mais registraram crescimento foram:

- Artigos Diversos: 16,17%

- Vestuário e Calçados: 15,18%

- Material Elétrico e de Construção: 13,96%

- Informática: 13,77%

- Eletrodomésticos e Móveis: 13,21%

- Veículos e peças: 13,11%

- Papelaria e Livraria: 11,67%

- Drogarias e Cosméticos: 11,14%

- Supermercados: 4,64%


Médias nacional e estadual

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Minas Gerais registrou um avanço de 6,2% no comércio varejista no mês de maio em comparação a abril. Já a média nacional ficou em 4,7%.




 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp