Tv

Linhas de ônibus recebem reforço para locais de provas do Enem em cidades de SC

Por Marcos Antonio em 16/01/2021 às 11:28:30
Itinerários em Florianópolis, Blumenau e Criciúma terão operações extras para atendimento dos candidatos. Nos próximos domingos, 17 e 24 de janeiro, dias que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), linhas de ônibus de Florianópolis, Joinville e Criciúma que atendem os locais da prova terão itinerários reforçados.

Risco para Covid no Enem é maior no transporte do que na prova, dizem infectologistas

Saiba tudo sobre o Enem 2020

Locais de prova: saiba como consultar onde você fará o Enem

Se prepare: o que pode ser feito para melhorar o autocontrole

Florianópolis

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU) da Prefeitura de Florianópolis, serão liberadas viagens extras conforme a demanda de passageiros nos dias do exame.

As linhas com destino à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vão partir do Ticen, Tirio e Tican.

Ônibus em Florianópolis

Tony Borges/PMF

Joinville

Apesar do transporte coletivo não esteja operando aos domingos desde o início da pandemia em Joinville, no Norte catarinense, o transporte coletivo urbano irá circular no domingo (17).

Os ônibus começam a circular a partir dos bairros em direção ao Terminal Central, três horas antes do fechamento dos portões que ocorre às 13h e se estende até uma uma hora e meia após o encerramento oficial do exame às 19h.

Os horários e itinerários estão disponíveis no site da empresa ou pelo 0800 608 1300.

Criciúma

A Diretoria de Transito e Transportes (DTT) de Criciúma, no Sul catarinense, informou que nos domingos dias 17 e 24 de janeiro, haverá transporte coletivo em alguns horários pré-definidos.

As tabelas estão estão disponíveis no site da prefeitura e no aplicativo Moovit.

Chapecó

No Oeste catarinense, em Chapecó não terá transporte coletivo. Os ônibus não circulam aos domingos desde o início da pandemia. Mesmo com o Enem, o município decidiu manter a suspensão do serviço.

Prova e expectativa

São 118 mil inscritos em Santa Catarina. Este ano, além do desafio de enfrentar uma prova que pode ter até 5h30 de duração, a preocupação com a Covid-19 também ronda a cabeça dos jovens. Junto da tradicional caneta e dos documentos, candidatos precisam usar máscaras, item obrigatório nos locais de prova.

Os estudantes ouvidos pelo G1 SC esperam que as medidas sanitárias sejam cumpridas para que possam se sentir mais seguros e se concentrar melhor no conteúdo das questões. A preocupação é maior entre os alunos de escolas públicas por causa da falta de aulas em 2020. As atividades foram à distância e nem sempre contaram com videoaulas.

Estudantes catarinenses revelam o que sentem um dia antes da prova do Enem

O Enem avalia o desempenho do aluno e colabora para o acesso à educação superior e ao financiamento estudantil. A primeira fase da prova, neste domingo (17), terá questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação e redação.

Os locais devem abrir às 11h30 e a prova começa às 13h. Deve haver distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, disponibilização de álcool em gel 70%, além do uso obrigatório de máscara.

SC tem 118 mil participantes inscritos para o Enem neste domingo

Vídeos com aulões para o Enem:

Veja outras notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro

Comentários