24/05/2023 às 11h32min - Atualizada em 24/05/2023 às 11h32min

AVC: conheça os sintomas e os cuidados para evitar um derrame

Plano de urgência e emergência da Help ajuda a prever os sinais de um Acidente Vascular Cerebral e conta com uma equipe médica especializada, pronta para socorrer

Redação - Marcos Imprensa
NDMAIS

O Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como AVC, é uma das doenças mais conhecidas do mundo. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde – DATASUS, mais de 99 mil mortes ocorreram em 2020 por conta do mesmo, incluindo AVC isquêmico, AVC hemorrágico, hemorragia subaracnóidea e AVC não-especificado como isquêmico ou hemorrágico.


A condição é grave e precisa de socorro imediato, pois pode resultar em danos permanentes ao cérebro e até mesmo levar à morte. Nesse caso, obter mais informações sobre o AVC e seus sinais se torna fundamental – tanto para a prevenção, quanto para a ação, caso aconteça com alguém próximo a você.

O que é um Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando os vasos que levam sangue para o cérebro entopem ou se rompem, privando as células cerebrais de oxigênio e nutrientes essenciais, provocando assim a paralisia da área cerebral, que ficou sem circulação sanguínea.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa é uma doença que acomete mais os homens, sendo uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor do mundo, e existem dois tipos de AVC: o isquêmico e o hemorrágico – ambos podem causar danos significativos ao cérebro.

O AVC isquêmico ocorre quando uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro é bloqueada, resultando na falta de oxigênio para as células cerebrais, levando-as à morte. Essa obstrução pode ocorrer devido à formação de um trombo (trombose) ou ao deslocamento de um êmbolo (embolia). Esse é o tipo mais comum, representando cerca de 85% de todos os casos de AVC.

Já o AVC hemorrágico acontece quando um vaso sanguíneo se rompe, resultando em uma hemorragia dentro do tecido cerebral ou entre o cérebro e a meninge. Embora represente apenas 15% de todos os casos de AVC, é a forma mais fatal da condição.

Principais sintomas do AVC

Considerando que essa é uma das doenças mais letais do mundo, ter consciência dos possíveis sinais de um AVC é essencial. Felizmente, o corpo dá sinais de alerta quando um AVC está se aproximando e identificar esses sintomas precocemente é crucial, pois permite o tratamento imediato, evitando complicações graves.

Confira os principais sintomas de um Acidente Vascular Cerebral:

Dormência ou fraqueza súbita no rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo;
Confusão repentina, dificuldade em falar ou compreender a fala;
Dificuldade repentina em enxergar com um ou ambos os olhos;
Dificuldade em caminhar, tontura ou perda de equilíbrio e coordenação;
Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente.

É importante ressaltar que esses sintomas podem variar de acordo com a área do cérebro afetada e a gravidade do AVC. Além disso, é possível que uma pessoa experimente apenas alguns dos sintomas mencionados.

A importância do reconhecimento precoce

O reconhecimento precoce dos sintomas de um AVC é crucial para garantir o tratamento oportuno e minimizar os danos cerebrais. E a sigla “FAST” ( rápido, em inglês) é frequentemente utilizada como uma maneira fácil de lembrar os sinais de alerta de um AVC:


F: Face (rosto) – peça à pessoa para sorrir e verifique se há assimetria facial.
A: Arms (braços) – peça à pessoa para levantar os braços e observe se há fraqueza ou falta de coordenação.
S: Speech (fala) – peça à pessoa para repetir uma frase simples e esteja atento a qualquer dificuldade de fala.
T: Time (tempo) – se você observar algum desses sintomas, é essencial chamar imediatamente um serviço de emergência.

O reconhecimento precoce dos sintomas de um AVC é crucial para garantir o tratamento oportuno e minimizar os danos cerebrais – Foto: Divulgação/Help Emergências Médicas e Telemedicina

O reconhecimento precoce dos sintomas de um AVC é crucial para garantir o tratamento oportuno e minimizar os danos cerebrais – Foto: Divulgação/Help Emergências Médicas e Telemedicina


Caso você apresente um ou mais desses sintomas, é necessário buscar ajuda médica especializada para receber um socorro rápido e efetivo. E é nesse momento que serviços como a Help Emergências Médicas entram em ação, prontos para prestar o atendimento necessário.

Em uma ligação de emergência para a Central de Regulação Médica da Help os médicos de plantão fazem a triagem e avaliam se o caso do paciente se enquadra em uma urgência ou emergência médica. Detectado qualquer sintoma de possibilidade de AVC, para os clientes dos Planos Help Integral ou Help Corporativo Integral, é deslocada uma ambulância com UTI móvel a fim de avaliar a situação na residência, ambiente de trabalho ou até mesmo em via pública.

A Help é a primeira e maior empresa de seu setor em Santa Catarina, atuando no segmento desde 1996. Além do atendimento de emergência, cuidados domiciliares e serviço de remoção, transferência e alta hospitalar, ela também fornece o serviço de Telemedicina – o que também ajuda a prevenir um AVC.

A Telemedicina funciona 24 horas por dia, orientando as pessoas quanto a sinais e sintomas, medicações, tratamentos, requisição de exames, renovação de receitas, entre outros. Através dela, é possível obter respostas rápidas para dúvidas importantes, que no caso de um possível Acidente Vascular Cerebral, e outras doenças, pode salvar vidas.


Para saber mais sobre a Help, os planos que ela oferece e como esse serviço pode se tornar um grande aliado da sua família, acesse o site: www.help-sc.com.br.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp