24/05/2023 às 14h17min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h04min

Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura anuncia vencedores

A oceanógrafa Fernanda Queiroz e Silva e o economista Evandro Schimidt foram os campeões desta edição

SALA DA NOTÍCIA Gaster
www.aquishowbrasil.com.br

Divulgação/ Aquishow Brasil
A oceanógrafa Fernanda Queiroz e Silva e o economista Evandro Schimidt são os grandes vencedores do 2º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino.

A cerimônia de premiação foi realizada ontem(23/05), no auditório principal do pavilhão “Marcelo Berriel”, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto/SP, como parte da programação da 12ª edição da Aquishow Brasil.

“Esta premiação é como um Oscar do setor de aquicultura, que premia, anualmente, uma mulher e um homem de destaque do setor. Foi muito gratificante receber todos os finalistas na Aquishow 2023 e poder prestar nossa homenagem a eles”, diz Marilsa Fernandes, presidente executiva da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP) e uma das organizadoras do evento.

Pela categoria feminina, também concorreram a empresária Amanda Hoch, a zootecnista Juliana Lopes da Silva, a empresária Marilaine Del Pintor Sanches e a médica veterinária Renata Melon Barroso Bertolini. Quem entregou o troféu à Fernanda foi a aquicultura Ofélia Campigotto, que venceu o Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura no ano passado.

Já pela categoria masculina, os demais concorrentes foram o médico veterinário Francisco Medeiros, o zootecnista Paulo Roberto Silveira Filho, o empresário Saulo Guedes Trigueiro Filho e o zootecnista Wagner Camis. O escolhido para entregar o troféu à Schimidt foi o zootecnista João Manoel Cordeiro Alves, também campeão da primeira edição do prêmio, em 2022.

Fernanda Queiroz e Silva – vencedora da categoria feminina
Oceanógrafa, pós-graduada em Planejamento e Gestão Ambiental e mestra em Aquicultura e Pesca. Atua como técnica em Aquicultura na Prefeitura de Joinville/SC, prestando assistência técnica e extensão rural diretamente no campo para pequenos piscicultores há 12 anos. 

Visa à profissionalização dos piscicultores, por meio da prevenção de doenças e da conscientização sobre o bem-estar animal na piscicultura e a importância da manutenção e do monitoramento dos parâmetros principais de qualidade de água.

Participa, mensalmente, da publicação do Informativo Econômico da Aquicultura em Santa Catarina e é uma das colaboradoras da Acqua Sul Piscicultura, trabalhando com controle de qualidade dos alevinos. 

Também é apresentadora do Canal do YouTube #VaiAqua na sessão “Peixe é o meu Negócio!”, com temas importantes, como a sustentabilidade dos pequenos piscicultores, a atuação das mulheres na aquicultura e o incentivo ao consumo de pescado.

Evandro Schimidt – vencedor da categoria masculina
Economista e fundador da Acqua Sul Piscicultura, em 1997, em Ilhota/SC. Desde muito jovem tinha um sonho de abrir um negócio próprio e iniciou a criação de peixes dentro dos quadros de arroz (rizipiscicultura).

Atua há 26 anos no mercado de alevinos de tilápia e se tornou um dos maiores produtores do setor no Brasil. Isso só foi possível devido a toda evolução da cadeia produtiva, investimentos em um programa de melhoramento genético próprio e muito trabalho.

 Antenado com o crescimento da tilapicultura, investe forte no melhoramento genético, produção de matrizes e produção de alevinos. Atende às regiões Sul e Sudeste do Brasil com alevinos de qualidade, gera empregos e renda no município e acredita que a tilapicultura é uma atividade produtiva capaz de promover desenvolvimento econômico, segurança alimentar e qualidade de vida.

Realização
A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela PeixeSP, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp - Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA); e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Serviço:
O que: 12ª Aquishow Brasil
Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita técnica externa)
Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca – Avenida Aberlado Menezes, s/nº, zona rural de São José do Rio Preto/SP
Redes sociais: @aquishowbrasil
Mais informaçõeswww.aquishowbrasil.com.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp