25/05/2023 às 17h46min - Atualizada em 26/05/2023 às 00h02min

Consulta Pública sobre a incorporação de medicamento para o tratamento da obesidade no SUS termina quarta-feira (31)

SALA DA NOTÍCIA liraglutida 3mg no SUS

 

  • A pesquisa é o segundo passo do processo, que segue depois para uma validação final, e levará em conta também as opiniões da sociedade em geral. 

  • Países como Reino Unido, Holanda e Colômbia já possuem a liraglutida incorporada no sistema público de saúde para o tratamento da obesidade em adultos. 

Termina na próxima quarta-feira, dia 31 de maio, a consulta pública sobre a incorporação de liraglutida 3mg (Saxenda®) ao Sistema Único de Saúde (SUS). Aberta pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), a consulta pode ser acessada por qualquer pessoa neste link e ficará disponível até o dia 31 de maio. 

A consulta pública é um mecanismo de participação social, utilizado pela administração pública, com o intuito de receber opiniões, informações ou críticas da sociedade sobre determinado assunto. A população poderá opinar sobre a disponibilização, ou não, do medicamento no SUS. 

Os interessados devem efetuar um cadastro/login, após a confirmação de acesso ou cadastro, permanecer logado no site, realizar uma busca pelo tema ‘’liraglutida’’ e preencher o formulário disponível para enviar a contribuição. Na sequência, uma mensagem informará se o processo foi concluído com sucesso. 

O cadastro é exclusivo para pessoa física. Caso deseje contribuir com pessoa jurídica, é preciso efetuar o login pessoal e informar a opção 1 do formulário sobre como deseja contribuir (empresa, associação de pacientes, sociedade de especialidade médica) e no item 2 inserir o nome e CNPJ da instituição. 

Disponível no Brasil desde 2016, Saxenda® (liraglutida 3mg) é um medicamento análogo ao GLP-1 indicado para o tratamento da obesidade (IMC > 30) e do sobrepeso (IMC > 27) quando associada a comorbidades, e de aplicação diária, aprovado como um adjuvante a uma dieta com redução calórica e aumento de atividade física para controle crônico de peso em adultos e adolescentes a partir de 12 anos. 

Países como Reino Unido, Holanda e Colômbia já possuem a liraglutida incorporada no sistema público de saúde para o tratamento da obesidade em adultos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp