25/05/2023 às 13h28min - Atualizada em 27/05/2023 às 00h01min

Em seu segundo dia, congresso HIMMS@Hospitalar debate como a tecnologia pode reduzir a barreira entre pacientes e saúde

Encontro discute as principais matrizes tecnológicas que irão chegar à saúde, tanto da rede pública e privada, nos próximos anos.

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Oliveira

O público presente ao segundo dia do Congresso HIMSS@Hospitalar Fórum 2023 pôde conferir nesta quarta-feira (24) uma experiência de sucesso comprovando como as tecnologias podem diminuir barreiras entre os pacientes e serviços. O case do consagrado sistema de saúde do Reino Unido, o National Health System (NHS), foi apresentado pela médica Elizabeth Dobson, executive partner da Hull Modality Partnership. O congresso integra a programação da 28ª Hospitalar, o principal evento e plataforma de geração de negócios e networking do setor de saúde na América Latina, que ocorre até sexta-feira (26), no São Paulo Expo, em São Paulo.

De acordo com a médica britânica, um aplicativo realiza a comunicação em rede, possibilitando que médicos de diferentes cidades tenham acesso ao histórico do paciente, usando parâmetros passados de exames para direcionar melhor o tratamento e conduta naquela ocasião. “A ferramenta permite que o paciente tenha mais autonomia e acompanhe suas informações, realizando ações simples em prol da sua saúde, como reduzir o consumo de açúcar em casos de taxas altas de glicose”, disse.

Para a médica, a tecnologia é capaz de integrar o sistema de saúde de todo o Reino Unido, contribuindo para dar mais assertividade do tratamento, aumentar a segurança do paciente e otimizar recursos, principalmente com a eliminação de exames desnecessários “Penso que esse modelo deveria ser difundido por todo o mundo, os ganhos são inúmeros para todas as pontas do sistema”, finalizou Dobson.

Sob o tema “Future of Digital Health -- Antecipando 2030”, o Congresso HIMSS@Hospitalar Fórum 2023 vai até sexta-feira, dia 26, as principais matrizes tecnológicas que irão chegar à saúde, tanto da rede pública e privada, nos próximos anos. As sessões do fórum serão orientadas para quatro grandes temas: a desfragmentação dos dados, a expansão das plataformas digitais na cadeia de saúde, a prática da medicina a distância -- da telemedicina ao monitoramento remoto dos pacientes e a intensificação do uso da inteligência artificial na saúde.

“Dentro desses eixos gravita boa parte das transformações digitais em curso, não só no Sistema Nacional de Saúde como em boa parte dos países do G20”, afirma Guilherme Hummel, coordenador científico do congresso. “A velocidade das transformação requer estudo, investigação e preparação para aferirmos o seu impacto sobre o ecossistema nacional e da América Latina”, complementa.

O congresso é resultado de uma parceria entre a Hospitalar e o HIMSS - Healthcare Information and Management Systems Society, a maior sociedade mundial de tecnologia de informação em saúde do mundo. Criada em 1961, esta organização sem fins lucrativos possui sede nos Estados Unidos e reúne cerca de 120 mil membros individuais, 430 organizações prestadoras de serviços, 500 parceiros sem fins lucrativos e 550 organizações de serviços de saúde em todo o mundo.

Sobre a Informa Markets Latam

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Para saber mais, acesse o site.

Serviço – Hospitalar 2023- “O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”

Data: 23 a 26 de maio, das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

ProgramaçãoLink 

Credenciamento imprensa: Link


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp