09/08/2021 às 15h40min - Atualizada em 09/08/2021 às 19h30min

Telemedicina: o atendimento de saúde remoto que veio para ficar

Entenda como funciona e quais as vantagens

SALA DA NOTÍCIA Verônica Garcia

Divulgação

É certo afirmar que a humanidade vive um momento em que a era digital está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Seja para trabalhar, estudar, fazer compras ou pagamentos, quase tudo é feito online. E, diante desse cenário, a área médica também entende a tecnologia como um grande aliado nos cuidados da saúde. Por isso, a telemedicina se tornou cada vez mais necessária, principalmente durante a pandemia. 

E, principalmente por conta da necessidade de isolamento social, que o atendimento médico à distância ganhou mais adeptos. Em abril de 2020, foi sancionada a Lei nº13.989/20, que autorizou a telemedicina no Brasil. 

A Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital realizou um estudo, entre 2020 e o primeiro semestre de 2021, e constatou que mais de 7,5 milhões de atendimentos médicos à distância foram realizados no País. 

A plataforma de saúde VidaClass é referência na Telemedicina. Ela oferece o serviço desde 2014 e a preços acessíveis para atender a população carente de planos de saúde e que moram longe dos centros urbanos. E visando deixar o processo mais rápido e objetivo, tudo é feito de maneira remota. O paciente só precisa escolher o médico, a especialidade, data e horário e, por meio de um filtro disponível na página da plataforma, as informações ficam disponíveis para que ele escolha a melhor opção. 

Os principais benefícios da telemedicina 

É importante ressaltar que as vantagens oferecidas pela teleconsulta são diversas, tanto aos profissionais de saúde quanto aos pacientes. Entre as principais, destacam-se:

 
  • O paciente não precisa perder tempo com o deslocamento até a clínica;
  • Após a análise do médico, se houver a necessidade de um exame mais detalhados, o paciente já vai receber um encaminhamento digital. O mesmo acontece para as receitas por meio de prescrição digital; 
  • Mais agilidade para o médico acessar o prontuário do paciente;
  • Monitoramento em tempo real àqueles pacientes portadores de comorbidades;
  • Os profissionais podem trocar informações com outros colegas para chegar a um diagnóstico mais específico;
  • O atendimento pode ser feito de qualquer lugar ou região. É necessário apenas uma boa conexão com a internet.
     

“Acreditamos que o atendimento remoto é tão eficiente quanto o presencial. E está salvando muitas vidas! A telemedicina permite que o médico receba os resultados dos exames com mais agilidade e possa fazer o acompanhamento mais próximo, utilizando a tecnologia a favor da saúde. Isso é inovação!”, destaca Vitor Moura, CEO da plataforma. 

Outros serviços

Além da telemedicina, a VidaClass oferece consultas e exames com um preço acessível para que toda a população tenha acesso a saúde de qualidade. As consultas custam a partir de R$35,00 e exames a partir de R$2,80. O beneficiário também tem acesso a seguros com internação hospitalar, e entrega em domicílio de medicamentos pelo VC Delivery.

Além disso, o paciente também pode contar com o serviço de coleta de exames à domicílio com atendimento especializado para àqueles que possuem dificuldade de locomoção ou têm uma rotina agitada e não encontram tempo para se deslocar até a clínica.

Sobre a Empresa - Criada em 2014, a VidaClass é uma startup que promove acesso a diversos serviços na área da saúde. Entre eles, médicos, dentistas, exames de imagens e laboratoriais, consultas multiprofissionais, pacotes hospitalares, seguro de diária, internação hospitalar e benefícios farmacêuticos. Atualmente, existem mais de 25 mil profissionais de saúde cadastrados na plataforma e mais de 200 mil usuários.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp