26/05/2023 às 09h39min - Atualizada em 29/05/2023 às 00h02min

Evento gratuito promove oficinas sobre como o racismo influencia na saúde mental da população preta

A palestra acontece no dia 30/5, terça-feira, e faz parte do Calendário da Diversidade

SALA DA NOTÍCIA Carolina Rodriguez Teixeira

Agência Brasil
Belo Horizonte, 26 de maio de 2023 – Na próxima terça-feira, dia 30/5, será realizada mais uma palestra gratuita, online e aberta ao público em geral do Calendário de Diversidades, promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva. O tema desse mês é “Como o racismo influencia na saúde mental da população preta” e contará com a presença Ruth Pires e Maria Beatriz Neri. Ruth é psicóloga clínica que atua com questões de raça, gênero e sexualidade. Maria Beatriz é também psicóloga clínica e faz parte da equipe do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) da instituição.

De acordo com Maria, a palestra deste mês traz alguns pontos que precisam ser discutidos. “A construção da autoestima da pessoa preta, a luta por direitos, como é vivenciado o racismo hoje em nossa sociedade e qual o papel da branquitude na luta antirracista são questões de extrema importância. Essas discussões ajudam a combater o preconceito”, explica a psicóloga.

“O calendário da diversidade foi pensado como um movimento de trazer a discussão de temáticas relevantes socialmente para dentro do ambiente acadêmico”, continua Maria. No dia 13/05 foi comemorado o dia nacional da denúncia contra o racismo e também em se destaca a pauta da luta antimanicomial, vindo à tona o assunto da saúde mental. Assim, as temáticas acabam sendo interligadas na palestra. Caracterizado por ser uma roda de conversa, o evento é online, com duração de uma hora e conta com emissão de certificado.

Serviço:
Como o racismo influencia na saúde mental da população preta
Data: 30/05, às 18h
Local: Online
Inscrições: Site

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva
Com 50 anos de história, o Centro Universitário Newton Paiva possui dois modernos complexos em Belo Horizonte: o campus da saúde, na Av. Silva Lobo, e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. A instituição conta com corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Atualmente a Newton Paiva oferece 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (Flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância. É consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NUCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.
Dezoito Assessoria de imprensa

Carolina Rodriguez
[email protected]
11 97247-7768

Regina Jorge
[email protected]
11 98488-6513

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp