01/06/2023 às 19h05min - Atualizada em 02/06/2023 às 00h01min

MPF investiga invasão de missionários em terra indígena no Pará

Segundo denúncia, um grupo de missionários foi visto indo em direção ao Rio Erepecuru, que dá acesso à Terra Indígena Zo'é, localizada no município de Óbidos. O grupo não tem autorização para ingressar na área.

Agencia Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/mpf-investiga-invasao-de-missionarios-em-terra-indigena-no-para



O Ministério Público Federal (MPF) investiga denúncia de que missionários não autorizados estão se organizando para ingressar na Terra Indígena Zo’é, na primeira semana deste mês. A área fica no município de Óbidos, no Pará, com cerca de 671 mil hectares e foi homologada em dezembro de 2009



De acordo com a denúncia, apresentada pela Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, ligada à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), indígenas Tiriyó da Aldeia Boca do Marapi relataram ter visto grupo de cinco ou seis missionários de Roraima, junto com alguns indígenas, indo em direção ao Rio Erepecuru, por onde passa o acesso à Terra Indígena Zo’é.



Notícias relacionadas:

Diante do caso, o procurador da República em Santarém/Itaituba Gustavo Alcântara, solicitou que a Polícia Federal em Santarém investigue a possibilidade de invasão. Ele também pediu à Funai mais informações sobre a identidade dos missionários.  



“A possível investida por missionários, não autorizadas pela Funai e pelos Zo'é, é elemento de altíssimo risco à integridade territorial e à saúde coletiva do grupo”, alerta o procurador, em nota do MPF. Alcântara acrescenta que o contato não autorizado é o principal fator para epidemias e genocídio contra os povos indígenas.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/mpf-investiga-invasao-de-missionarios-em-terra-indigena-no-para


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp