07/06/2023 às 17h22min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h03min

Centro do Imigrante, em São Paulo, recebe unidade do projeto Biblioteca de Los Sueños

Com realização da CEC Brasil e patrocínio da DOW, projeto oferece novo espaço de leitura com 1200 títulos

SALA DA NOTÍCIA Cristina Lins
Viva Comunicação Interativa

Imagem do acervo do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC)

No dia 3 de junho (sábado), às 10h, o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), localizado no bairro do Maranhão na Zona Leste de São Paulo, foi contemplado com novo espaço de leitura e acervo de 1200 livros.  A novidade é fruto do projeto Biblioteca de Los Sueños, que chegou à instituição como uma realização da CEC Brasil e patrocínio da DOW, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

A iniciativa passa a beneficiar as mais de 2.400 pessoas atendidas anualmente pelo CDHIC, sendo mais de 300 delas crianças e adolescentes, que irão contar com um espaço de convivência e leitura, com acervo de títulos de autores brasileiros em língua espanhola ou bilíngues, além de títulos da literatura local, mundial e sobre sustentabilidade, promovendo o acesso à leitura ao tempo que une culturas e ideias.

O pano de fundo do projeto Biblioteca de Los Sueños, idealizado pela CEC Brasil, é a divulgação da literatura brasileira e a valorização do livro como fonte de conhecimento e intercâmbio cultural a partir da criação de espaços de leitura em países da América do Sul. Em 2023, o projeto inaugura um total de cinco unidades, sendo duas no Chile, duas no Brasil (São Paulo e Salvador) e uma no Uruguai.

"A Biblioteca de Los Sueños é literalmente um sonho para o CDHIC. Só no último ano, atendemos mais de 327 crianças e adolescentes em dois projetos de grande importância para a organização, o Espaço Migrantes e o Tendas de Cidadania. Além de termos como missão a construção de uma sociedade livre de preconceito, sexismo, racismo, discriminação e xenofobia, acreditamos na educação como ferramenta de transformação social. Paulo Freire nos ensinou que a inclusão acontece quando "se aprende com as diferenças, e não com as igualdades" e ter uma biblioteca com um acervo heterogêneo, impulsiona a nossa sede a ser um espaço de consulta, pertencimento, saber e partilha”, relata Isabella Roberta da Silva, diretora executiva do Centro de Imigrantes.

Além de estar localizada em região de vulnerabilidade social, a implantação das unidades do projeto Biblioteca de Los Sueños tem como critério a formação de mediadores para o novo espaço, dentro de uma lógica de dinamização de práticas de leitura, formação do leitor e capacitação sobre literatura brasileira. As instituições beneficiadas são, em sua maioria, escolas, creches, centros culturais ou associações situadas nas periferias de cidades latino- americanas.
“O projeto garante solo, firme e fértil, para conectar a literatura brasileira com países da América Latina, estimulando a parceria entre autores brasileiros e editoras latino-americanas, garantindo não apenas a tradução desses textos, mas a possibilidade de publicações bilíngues que podem ainda mais enriquecer nossas trocas culturais”, comenta Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil.

 Para Javier Constante, presidente da Dow Brasil e América Latina, “o apoio à Biblioteca de Los Sueños vai ao encontro do compromisso da Dow de minimizar a lacuna educacional entre jovens que pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo também os pilares da inclusão e da diversidade para inspirar uma nova geração diversa. É com orgulho que temos conseguido aumentar nossos investimentos sociais para alavancar projetos tão importantes como esse nas regiões em que operamos”, avalia o executivo da multinacional.”
 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp