Mercado BR

Como empresas de SC têm usado a tecnologia para rentabilizar seus negócios

Por Marcos Antonio em 19/01/2021 às 09:58:06
A tecnologia como vetor de mudança das empresas e dos negócios O ano de 2020 foi desafiador para todas as empresas nacionais. As crises econômica e de saúde, geradas pela pandemia do Coronavírus, fizeram com que boa parte do que havia sido planejado, estudado e orquestrado, mudasse de direção.

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Estudos do Mercado de Capitais (Cemec/Fipe), a rentabilidade das empresas brasileiras atingiu o menor nível desde 2009. A pesquisa examinou a situação financeira de 460 companhias com operação no país, e apontou uma queda de investimentos de 4,33% do Produto Interno Bruto (PIB), em relação a 2019, para 2,79% no segundo trimestre de 2020.

Diante desse dilema, muitas empresas estão buscando meios de aprimorar suas ofertas, agregando mais valor por meio de descontos, promoções, parcerias com outros players etc. Em alguns casos, mudando totalmente a maneira como se comunicam com seus consumidores. Prova disso, é o grande volume de companhias que apostaram no e-Commerce para oferecer seus produtos e serviços, e assim continuarem ativas nesse período.

O comércio online vem ganhando adeptos no Brasil em todos os setores da economia. De acordo com o levantamento WebShoppers, edição 42, realizado pela Ebit | Nielsen, o primeiro semestre de 2019 atingiu a maior alta em negociações comerciais realizadas pela internet, 47% de crescimento, sendo o maior nível em 20 anos, impulsionado pela pandemia. No total, foram feitos 90,8 milhões de pedidos online nos seis primeiros meses de 2020 - um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2019.

Nesse contexto, a tecnologia tem um papel fundamental no apoio às transformações corporativas em direção ao mundo digital (e-Commerce, pagamentos virtuais, PIX, máquinas de cartão de crédito e débito etc.), além de suportar as operações cotidianas de todas as áreas de negócios, do financeiro, estoque, vendas e compras, jurídico, chão de fábrica, RH, entre outros.

sanlhAfinal, é impossível pensar no dia a dia das empresas sem os recursos tecnológicos modernos, da Internet passando pelos serviços de e-mail, telefonia, até os sistemas de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning).

Jean Masson – Gestor Comercial

Divulgação Sankhya

De acordo com o Gestor Comercial da Sankhya, fornecedora brasileira de sistemas de gestão (ERP), Jean Masson, mesmo que o core business de uma companhia não seja a Tecnologia, ela ainda está por trás de cada processo corporativo. “Uma parada imprevista ou a má qualidade de um software ou serviço de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, pode acarretar grandes prejuízos aos negócios, independente do setor em que a empresa atua”, afirma.

Segundo ele, com as mudanças que ainda estão por vir, desde o comportamento de consumo das novas gerações até possíveis impactos de novas crises globais, as companhias precisam se atentar ainda mais ao uso de tecnologias robustas e com capacidade preditiva – Business Analytics (BA) e Business Intelligence (BI).

Ele explica ainda que Sankhya, que atua há 10 anos no estado de Santa Catarina, por meio de três Unidades de Negócios, localizadas em Florianópolis, Balneário Camboriú e Joinville, que somam atualmente mais de 300 clientes na região, desenvolveu e colocou no mercado o conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que concentra em uma única solução as funcionalidades de um ERP somadas à automação, acompanhamento das rotinas de trabalho, Machine Learning, BA e BI, e Inteligência Artificial, para permitir às empresas uma transformação completa na forma como enxergam e gerenciam os negócios.

“O mercado está cada vez mais competitivo, dando aos gestores e empresários pouca margem para erros. Quanto mais inteligente e assertiva forem as ações das empresas, mais bem posicionadas elas estarão em relação à concorrência”, aponta o gestor.

E foi pensando nisso que a ORION, empresa de Varejo e Distribuição, com mais de 340 funcionários e três unidades nos estados do Paraná e Santa Catarina, buscou uma ferramenta ERP robusta e moderna, orientada às melhores práticas de gestão, para integrar e aprimorar os processos de suas operações.

Luiz Alberto de Oliveira Dias – Consultor de TI da Orion

Divulgação Sankhya

“Não tínhamos as informações importantes do negócio de forma unificada, mas dois sistemas ERP, um para Varejo e outro para Distribuição. Isso atrapalhava muito a gestão da empresa. Depois de pesquisar e visitar clientes de alguns ERPs, encontramos na solução da Sankhya as qualidades que procurávamos, se destacando dos seus concorrentes em vários aspectos. Os clientes estavam contentes com a solução, os colaboradores da Sankhya estavam felizes, a tecnologia é de ponta e atendia todas as nossas demandas, inclusive as previstas para o futuro”, explica Luiz Alberto de Oliveira Dias, Consultor de TI da ORION.

Entre as áreas mais impactadas pelo ERP da Sankhya na ORION, Dias aponta a logística como a mais beneficiada. “Antes não trabalhávamos com WMS (Warehouse Management System), e separávamos os pedidos em papéis, quase todos os processos eram manuais e não gerenciáveis. Com o WMS, da plataforma Sankhya Om, utilizamos coletores para realizar as atividades, sendo quase todas gerenciadas sistemicamente, e conseguimos saber a produtividade de cada colaborador da área”, diz o consultor, que completa, “Com o ganho no controle da operação reduzimos os erros e ganhamos a capacidade de aumentar o seu volume, sem comprometer o gerenciamento das pessoas e dos processos. Os gestores da área têm muito mais informações para ajudar no dia a dia e segurança dos negócios”.

Com todos esses benefícios, a ORION viu sua rentabilidade aumentar. “O sistema de gestão da Sankhya ajudou na automação e otimização dos processos e rotinas de trabalho, na criação de ações de redução de custos e no acompanhamento das informações geradas por cada área da empresa, de forma 100% online, comportando todas as nossas operações de Varejo e Distribuição, sem interrupções significativas. Tudo isso graças à facilidade de usabilidade da plataforma, que permite a criação de diferentes campos de dados, regras de negócio, ajustes em atividades sistêmicas, entre outros, elevando o valor agregado de cada ação realizada”, conta.

“Temos confiança na ferramenta, e com a melhora na eficiência e nas informações geradas, conseguimos reduzir despesas e tomar boas decisões sem maiores preocupações”, comenta Luiz Alberto.

Para Jean Masson, por ser uma plataforma 100% online, o Sankhya Om possibilita às companhias migrarem para o modelo Home Office sem grandes problemas. “Enquanto esperamos a vacina contra a Covid19, é importante que os gestores se atentem à segurança dos seus colaboradores. A adoção do trabalho remoto, ou híbrido, que consiste na mescla do trabalho remoto e presencial, pode ser a saída para muitas empresas darem continuidade às suas operações sem colocar os funcionários em risco”, orienta.

Para a ORION, o período de quarentena se mostrou surpreendente, com aumento das vendas. “Esperávamos um cenário de crise, mas o que aconteceu foi o contrário. O nosso desafio atual é atender todas as demandas da nossa operação sem afetar os nossos clientes e manter nossos colaboradores seguros. Para isso, seguimos as boas práticas informadas pelas autoridades e contamos com uma equipe muito comprometida”, revela.

Jean Masson lembra que para um projeto de implantação de ERP bem feito, é fundamental seguir três passos: analisar os atributos dos softwares que se tem em vista, conhecer o histórico e visitar clientes do fornecedor do sistema e planejar a estratégia de TI orientada à implantação do ERP.

“É importante que a empresa não escolha um ERP baseado no seu preço. Isso porque o sistema de gestão será uma parte essencial do seu negócio. Será nele que você e seus gestores encontrarão as informações para tomadas de decisões críticas, onde cada processo será feito e armazenado, e por isso ele precisa estar alinhado com sua perspectiva de crescimento, atender às demandas cotidianas, ser flexível e robusto, e que seja possível acessá-lo de qualquer lugar, a qualquer hora. Na Sankhya, você encontrará tudo isso, e muito mais”, finaliza.

Conheça mais sobre a Sankhya

Fonte: G1 SC

Comunicar erro

Comentários