13/08/2021 às 14h51min - Atualizada em 14/08/2021 às 00h00min

Semana de Tecnologia Metroferroviária debate transporte de cargas

Evento reserva o terceiro dia (16) para debates sobre cenários atual e futuro do transporte de carga no País. Semana acontece de 14 a 17 de setembro, totalmente on-line

SALA DA NOTÍCIA ViaBrasil Comunicação

A 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) reservará um dia todo para debate de um dos temas que mais causam discussões no setor: o transporte de cargas. O terceiro dia do evento promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), dia 16, quinta-feira, terá esse tema como foco dos seus painéis, workshops e apresentações.
A STMF acontece entre 14 e 17 de setembro e, este ano, pela segunda vez, será totalmente on-line. Reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, nesta edição tem como tema “Trilhos para um futuro sustentável” e debaterá a atual realidade e as expectativas para o setor.
“Vamos debater o setor como um todo, mas o transporte de cargas sobre trilhos é um assunto que desperta muita atenção de toda a cadeia do segmento. Assim, resolvemos reservar um dia todo para podermos ampliar todas as discussões em torno dele. O transporte de cargas via ferrovias, no Brasil, vem crescendo nos últimos anos, mas ainda está bem aquém do nosso desejo e, principalmente, do potencial que ele representa para a economia nacional”, analisa Sílvia Cristina Silva, presidente da AEAMESP.
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o transporte de cargas por ferrovias, em geral, cresceu 15% em 2020, comparativamente a 2019. Já, na relação de março de 2021 com o mesmo período do ano anterior, houve alta de 30,1% em Toneladas por Quilômetro Útil (TKU). Lembrando que ferrovias são responsáveis por 40% das commodities agrícolas que chegam aos portos brasileiros.
De acordo com Sílvia, quando se fala em transporte de cargas, devemos colocar em conta o transporte de produções agrícolas, de combustíveis, minerais  - os três principais setores que usam esse meio –, entre outros segmentos. Segundo ela, nas edições anteriores da STMF o tema transporte de cargas sobre trilhos sempre esteve em pauta em razão de sua importância para a economia nacional.
“Essa é uma solução lógica, por isso é importante o investimento no setor para um impacto positivo na economia. Entidades e empresas do setor apontam os caminhos e as vantagens que isso representaria no Custo Brasil”, conta Sílvia.
Temas que geram muitos debates – A STMF terá a programação do dia 16 de setembro toda voltada para abordagens sobre o transporte de cargas sobre trilhos. Na parte da manhã, das 9h às 12h,  acontecerá o 2º Seminário de Inovações Tecnológicas aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários com a coordenação de Leonardo Mendes Vianna, diretor da MRS Logística.
Já o período da tarde, acontecerá a 5ª edição do Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, que contará com a colaboração de entidades parceiras, como a ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), ALAF (Associação Latinoamericana de Estradas de Ferro), ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), IE (Instituto de Engenharia) e o SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários).
A STMF conta com apresentações de trabalhos técnicos, painéis temáticos, seminários, workshops e estandes virtuais, de forma a alcançar todo o público do Brasil e do Exterior, além de promover a Metroferr Lounge Experience 2021. De acordo com a presidente da AEAMESP, a expectativa é chegar a 3 mil participantes, o que seria um recorde para o evento.
A Semana reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.
Na abertura do evento (14) acontece a entrega do o 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a AEAMESP, que reconhecerá entre 45 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias. Os trabalhos serão apresentados ao público durante os quatro dias da 27ª STMF.
 
Serviço
27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr Lounge Experience 2021
Data: 14 a 17 de setembro
https://www.semanadetecnologia.com.br/

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp