14/08/2021 às 22h31min - Atualizada em 14/08/2021 às 22h31min

SC deve se preparar para possível aumento da Covid-19 com a variante Delta

Alerta da Secretaria de Saúde de Santa Catarina orienta instituições e população sobre a chegada da variante em SC

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS

Serviços de saúde em SC devem se preparar para possível aumento exponencial da Covid-19 com a chegada da Delta – Foto: Fusion Medical Animation/unsplash/Divulgação/ ND
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina emitiu uma nota de alerta com orientações sobre a chegada da variante Delta. O documento chama a atenção para um possível aumento exponencial de casos da Covid-19 e pede a preparação dos serviços de saúde.



Divulgado na sexta-feira (13), o documento sugere aos serviços de saúde: “Preparar a rede de assistência para um possível aumento exponencial de casos de Covid-19 com a introdução e dominância da linhagem Delta em território catarinense, com a manutenção de leitos clínicos e de terapia intensiva com suporte.”

Outras orientações são a criação de estratégias para que a vacinação seja acelerada, imunização completa de 75% da população, aplicação da segunda dose no tempo delimitado pela fabricante, distanciamento e uso de máscaras de proteção, de preferência a PFF2 ou N95.


Delta em SC

Foram identificados 36 casos da variante Delta em 20 municípios catarinenses. Sete deles são casos importados, quatro foram transmitidos dentro do Estado e 25 estão sob investigação. Segundo o documento, com a continuidade dos testes a transmissão comunitária deve ser confirmada em breve.

Além de 97% mais transmissível do que a variante original, os estudos da CDC (Centers for Disease Control and Prevention) indicam que as infecções da Delta são provavelmente mais graves do que as anteriores. “Indivíduos vacinados infectados com esta variante podem ser capazes de transmitir o vírus tão facilmente quanto àqueles que não foram vacinados”, diz o alerta da Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo a Secretaria, as evidências têm apontado para o risco maior relacionado à disseminação. Com a introdução da variante, há a possibilidade de aumento substancial dos casos da Covid-19, com risco de saturação do sistema de saúde.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp