16/08/2021 às 16h26min - Atualizada em 17/08/2021 às 00h00min

Naruhodo celebra cinco anos de divulgação científica na podosfera

Comandado pelo publicitário Ken Fujioka e pelo psicólogo e cientista PhD Altay de Souza, o podcast encabeça a lista de programas obrigatórios de curiosidades para entender o mundo. 

SALA DA NOTÍCIA Marlene Franci
https://www.b9.com.br

dupla Ken Fujioka e Altay de Souza

Combinando a curiosidade genuína de um pesquisador com a didática de um experiente professor, a dupla Ken Fujioka e Altay de Souza comanda o podcast Naruhodo, da rede B9 de podcasts, que celebra neste mês de agosto cinco anos de jornada com muitas conquistas. Com média mensal de 148 mil plays, toda segunda-feira o Naruhodo publica uma espécie de masterclass para se aprofundar em respostas sobre a vida, por meio da ciência e com a clara intenção de romper a bolha acadêmica. 
           Anotar à mão é melhor que com computador?
         Aprendemos mais quando somos punidos?
  O que é dissonância cognitiva?
  Por que sempre tem espaço para o doce?

É partindo respostas a perguntas como essas que o psicólogo e PhD em Etologia Humana Altay de Souza engaja mais de 35 mil pessoas toda semana a pensarem um pouco mais sobre os porquês da vida. “Dando aula ao vivo existe um sentimento realmente sublime quando você percebe que 100% das pessoas estão ali prestando atenção no que você está falando. Você pode ouvir até uma mosca na sala, de tão silenciosa. E eu acredito que isso também acontece com as pessoas quando ouvem alguns dos nossos episódios. São estes momentos, pra mim, que fazem tudo valer a pena”, explica Altay.
Apesar de recompensador, fazer e divulgar ciência nem sempre é fácil. “É uma luta perdida tentar competir, por exemplo, com o Tik Tok. O conhecimento exige tempo, reflexão e atenção, enquanto a rede social te demanda segundos e gera a experiência estética muito mais facilmente. No entanto, fazer o podcast me demanda estudar pelo menos 12 horas cada tema e estudar é algo que certamente que vou fazer pelo resto da minha vida”, comenta Altay.
Ken Fujioka, publicitário e empresário, desenhou o projeto do Naruhodo em 2016 partindo do desejo de democratizar o conhecimento científico que, na grande maioria das vezes, fica restrito às paredes da academia. “O Altay é um excelente professor, muito estudioso e inteligente, com um destaque especial para a habilidade de explicar por meio de metáforas, comparações e criar paralelos com nosso cotidiano que torna temas extremamente complexos em algo compreensível para qualquer pessoa. Foi pensando em casar esses aspectos ao formato do podcast que fiz o convite para ele e hoje temos a certeza que é de uma contribuição social significativa”, explica Ken. 
Como a premissa do programa é responder às perguntas enviadas pelos ouvintes, nos três primeiros episódios a dupla precisou se valer da criatividade para formatar o ponto de partida: “Chá de camomila acalma?”. O sucesso garantiu com que, a partir do quarto episódio, o trabalho entrasse no eixo previsto e nunca mais parassem de receber e-mails com as dúvidas dos ouvintes para serem respondidas. 
Integrante da rede B9 de podcasts desde o episódio #1, o Naruhodo já fez parceria com grandes marcas como Coca-cola, RedBull, PicPay, Alura, dentre outras tantas interessadas em se associar a projetos de educação e ciência. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp