20/07/2023 às 11h54min - Atualizada em 24/07/2023 às 00h01min

[IBGE] Quase 50% das mulheres do Brasil não praticam exercícios físicos; entenda

Abaixo, veja quais as principais consequências do sedentarismo para a saúde das mulheres

Henrique Rocha

Freepik.

O sedentarismo feminino impacta a saúde de mulheres ao redor do Brasil e do mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  47,5% das mulheres ainda eram muito pouco ativas em 2019. Essa falta de praticar atividades físicas e se movimentar regularmente pode ter impactos e consequências negativas para a saúde física e emocional. 

 

Normalmente, ela está diretamente associada a um maior risco de desenvolver problemas cardíacos, além de ser um fator de risco para doenças crônicas, como diabetes e obesidade. 

 

A falta de atividades físicas também pode aumentar as chances de as pessoas desenvolverem ansiedade e depressão. Sendo assim, fica claro a importância de compreender e conscientizar sobre os impactos do sedentarismo feminino, além de buscar maneiras de promover a movimentação das mulheres.

 

Diante deste cenário, preparamos este artigo para mergulhar na importância da prática de atividades físicas e os seus desdobramentos para a saúde da mulher. Continue a leitura! 

Quais são as principais consequências do sedentarismo para a saúde das mulheres?

Como citamos, o sedentarismo pode ser responsável por uma ampla gama de consequências negativas para a saúde da mulher, sendo uma das principais o impacto no sistema cardiovascular. 

 

Isso acontece, principalmente, porque a falta de prática de atividade física regular enfraquece o coração e os vasos sanguíneos, aumentando, também, as chances de desenvolver problemas como a hipertensão e acidente vascular cerebral. 

 

Além disso, a ausência de movimento e o aumento do peso corporal podem levar a um desequilíbrio hormonal, impactando significativamente a sua qualidade de vida.

O sedentarismo afeta a saúde mental das mulheres?

Muito além da saúde física, o sedentarismo também pode afetar a saúde mental e emocional, começando pelo aumento do estresse e pavimentando os caminhos para o desenvolvimento da ansiedade e depressão. 

 

Afinal, a prática de exercícios físicos está diretamente associada à liberação de endorfinas, que são popularmente conhecidas como os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer.

 

Sendo assim, quando uma mulher não se engaja em treinos regulares, a produção destes neurotransmissores pode ser afetada, contribuindo para o surgimento ou agravamento de problemas de saúde mental.

 

O sedentarismo também pode influenciar negativamente a autoestima e a imagem corporal das mulheres.  Isso porque a falta de exercícios físicos pode resultar no ganho de peso, perda de massa muscular e redução da energia e vitalidade. Como consequência, ela se sente insatisfeita com o próprio corpo e diminui sua autoconfiança.

Quais são os benefícios da prática regular de atividade física para a saúde da mulher?

A prática regular de exercício físico traz uma série de benefícios significativos para a saúde, tanto dos homens quanto das mulheres, foco deste artigo. Veja as principais vantagens abaixo.

 
  • Fortalecimento do sistema cardiovascular;

  • Melhora da circulação sanguínea;

  • Controle do peso corporal;

  • Fortalecimento dos ossos;

  • Redução do estresse;

  • Melhora do humor;

  • Melhora a qualidade do sono;

  • Auxilia na prevenção de doenças;

  • Aumento da autoestima;

  • Impulso para a autoconfiança.

Como incentivá-las à prática de exercícios?

Incentivá-las a praticarem atividade que movimente o corpo pode ser o primeiro passo para combater o sedentarismo feminino. De acordo com essa mesma pesquisa do IBGE, 62,1% dos brasileiros maiores de 15 anos não praticam nenhuma atividade física. No demográfico feminino, esse número é ainda maior. O estudo aponta que 66,6% delas não praticam exercícios de nenhuma natureza.

 

Assim, o ideal é oferecer uma estratégia eficaz com opções de atividades que sejam prazerosas e dentro do escopo dos seus interesses individuais.

 

Vale destacar que a diversidade de modalidades, como dança, yoga,a corrida ou caminhada em esteiras ou ao ar livre, natação, corrida, futebol etc, permite que cada mulher encontre uma atividade que se adapte ao seu gosto e estilo de vida.

Recomendações de atividades físicas para mulheres

O primeiro passo é escolher a modalidade que melhor se encaixe no seu estilo e no seu gosto! Dance, se você gosta de dançar, jogue bola se você gosta da competitividade e faça yoga se você prefere um exercício mais calmo. São inúmeras opções! 

 

A seguir, separamos algumas das principais atividades físicas que são preferidas entre elas.

 
  • Caminhada;

  • Corrida;

  • Dança;

  • Natação;

  • Pilates;

  • Futebol;

  • Vôlei;

  • Ciclismo;

  • Treino funcional.

Dicas para superar barreiras e obstáculos à prática de exercícios

A falta de tempo, a falta de motivação e de acesso a espaços adequados são algumas das barreiras mais comuns que impedem as mulheres de treinar regularmente.

 

Para superar esses obstáculos, o primeiro passo é estabelecer metas realistas. Depois, aposte na criação de uma rotina de exercícios e encontre formas de inserir a atividade física no dia a dia. Use as escadas em vez do elevador, caminhe durante o horário de almoço ou pratique exercícios em casa, por exemplo.

 

Além disso, é essencial estabelecer uma rede de apoio que contribua para a criação de um ambiente encorajador e estimulante, com o apoio de amigos e tanto para a prática de exercícios como para o que a gente come. Isso tanto por meio de amigos, parentes e, principalmente, profissionais. Por exemplo, de acordo com pesquisa feita pela Athletic, 70% das pessoas que realizam atividades físicas não contam com um acompanhamento profissional

A importância da saúde da mulher e a necessidade de mudanças de hábito

A saúde da mulher é um tema de extrema importância que merece atenção e cuidado. Exercícios físicos regulares são fundamentais para a promoção de uma vida saudável. 

 

Conscientizar sobre os benefícios da atividade física, incentivar a prática regular e oferecer opções adequadas são medidas essenciais para combater o sedentarismo feminino e melhorar a qualidade de vida delas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp