Tv

Enem 2020: Estudantes de SC contam o que esperam para o 2º dia de prova

Por Marcos Antonio em 22/01/2021 às 06:45:47
Prova terá 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. Além de preocupação com conteúdos, candidatos dizem esperar mais organização e cumprimento de regras sanitárias contra a Covid-19. Enem 2020 em SC: Movimento em frente ao Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis na abertura dos portões

Diogenes Pandini/NSC

Depois de um primeiro dia de provas marcado por filas e com candidatos impedidos de entrar nas salas em Florianópolis, a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcada para acontecer no domingo (24). Alguns candidatos catarinenses que conversaram com o G1 SC sobre a expectativa para o primeiro dia de provas também compartilharam o que estão esperando para o segundo e último dia do exame - confira mais abaixo.

Os portões serão abertos às 11h30, e fechados às 13h. As provas começam às 13h30. No estado são 118.197 inscritos, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) informou que só 55.809 estiveram no local de provas no primeiro dia e não detalhou quantos pediram reaplicação.

VÍDEOS do Enem em SC: Veja relatos de quem esteve na UFSC neste domingo

Enem 2020: abstenção em SC foi de 52% no primeiro dia de provas, diz Inep; veja vídeos

Enem 2020: Após enfrentarem filas na UFSC, candidatos são informados que terão de reaplicar provas: 'sala lotada'

Veja quais eram as expectativas de alunos de SC para o 1º dia de provas do Enem

Confira dicas para se proteger contra a Covid nos locais de prova

Os estudantes terão que enfrentar 5h de prova para responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Estudante de SC faz balanço do 1º dia de prova do Enem e conta o que espera para o próximo

Mariah Koerich Pereira de 19 anos, que vai fazer a prova na capital espera ir melhor nas questões de Matemática. A questão sanitária preocupou a aluna no último domingo.

Segundo ela, no seu local de prova não houve nenhum impedimento de entrada de alunos, como aconteceu no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mas nem por isso a prova foi mais tranquila - veja relato no vídeo acima.

"Eu me senti bem insegura no meu local de prova. Ninguém foi barrado, então as salas estavam bem cheias, não houve distanciamento de um metro e meio entre os candidatos. E na minha sala por exemplo, não tinha nenhuma janela. Foi preocupante", disse a aluna.

No domingo (17), a Secretaria de Saúde de Florianópolis informou que os fiscais não tinham constatado irregularidades em relação às normas sanitárias nos locais onde houve fiscalização após reclamações.

Já para Nicole Louise, que fez a prova no Espaço Físico Integrado (EFI) na UFSC, onde houve registro de alunos barrados e confusão, a expectativa é de uma melhor organização na aplicação das provas no próximo domingo - veja relato no vídeo abaixo.

Estudante de Florianópolis espera 2º dia do Enem seja mais "organizado"

"Minha expectativa é para uma organização melhor em relação à entrega das provas, pois a minha demorou meia hora para ser entregue. A matéria que me darei melhor será física e a mais complicada é matemática, mas estou estudando para dar o meu melhor!", afirmou Nicole.

Eduarda Martins Schmidt, de 17 anos, também se sentiu apreensiva no último domingo (17), tanto em relação da Covid-19, quanto ao conteúdo, mas acredita que deve se sair melhor em biologia nesta próxima fase do exame.

[Para o próximo domingo] estou mais tensa, para mim é mais difícil. Acho que cálculo envolve muito mais raciocínio e no momento fico muito ansiosa e preocupada, o que atrapalha um pouco o desenvolvimento na hora da prova", disse a estudante

Eduarda Martins quase teve que realizar a reaplicação da prova do ENEM em SC por falta de vagas na sala de prova

Eduarda Martins/Arquivo Pessoal

No domingo ela quase foi umas das pessoas barradas no local da prova da UFSC, mas conseguiu realizar a prova.

"No prédio que fiquei ficou estipulado que só ficariam 28 pessoas por sala, eles falaram que o Inep iria avisar o próximo dia que seria remarcado a prova. Mas não saímos de lá e esperamos para ver o que iria resultar. No fim eles conseguiram realocar a gente em novas salas. Rolou um transtorno e perda de tempo, mas consegui fazer a prova",explica.

Relembre o 1º dia de Enem em SC

O movimento foi tranquilo nos locais de prova de Florianópolis nas primeiras horas, mas por volta das 12h, começou a ter formação de filas.

No decorrer das horas, com a chegada do horário de fechamento dos portões, alguns candidatos foram informados nos locais do Exame na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que teriam de voltar outro dia para reaplicação da prova para evitar lotação nas salas.

Confira como foi o primeiro dia de prova do Enem na Capital de SC

"Chato, né. Não é minha culpa, me preparei, fiquei no sol e aí...está lotada a sala. Quando cheguei disseram que eu não posso entrar e que eu terei de pedir a reaplicação", disse emocionada Estela Campelo Silveira, de 18 anos, que tenta uma vaga no curso de direito.

No domingo (17), a UFSC informou que o Inep retirou carteiras da sala na última hora para atender capacidade acordada de 40%.

Abstenção

Enem 2020 em SC: Na UFSC, alguns candidatos usaram face shield

Diogenes Pandini/NSC

Dos 118.197 inscritos para realizar a prova do Enem 2020 em Santa Catarina, somente 55.809 compareceram no primeiro dia de provas no domingo (17). O índice de abstenção dos concorrentes catarinenses ficou em 52,8%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

A taxa de abstenção em Santa Catarina foi a maior da região Sul do Brasil. Paraná registrou 52,2% e Rio Grande do Sul ficou com 51,9%. A média nacional foi de 51,5%. No entanto, o Inep não esclareceu ao G1 SC se o índice de abstenção incluí ou não os candidatos impedidos de entrar nos locais de provas por causa da lotação da sala.

Em Santa Catarina, 56 municípios tiveram aplicação de provas em 4.547 salas.

Reaplicação

O Inep disse ao G1 SC que quem se sentiu prejudicado pode informar o ocorrido e que "participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar a reaplicação do Exame em até cinco dias após o último dia de aplicação". A reaplicação está prevista para 23 e 24 de fevereiro.

Enem 2020 em SC: Representante do Inep avisa candidatos que terão de reaplicar provas pro causa de lotação das salas na UFSC

Diogenes Pandini/NSC

VÍDEOS: Destaques do G1 SC no Bom Dia Santa Catarina

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro

Comentários