Tv

Hungria é o 1º país da União Europeia a comprar a vacina Sputnik V contra a Covid-19

Por Marcos Antonio em 22/01/2021 às 07:46:36
Acordo é feito um dia após o órgão regulador húngaro dar a aprovação inicial às vacinas de Oxford/AstraZeneca e Sputnik. Nenhuma das duas é autorizada pelo regulador de medicamentos da União Europeia. A Hungria assinou nesta sexta-feira (22) acordo para comprar a vacina russa Sputnik V contra a Covid-19. O país é o primeiro da União Europeia a adquirir as doses da Rússia.

O acordo é feito um dia após o órgão regulador húngaro dar a aprovação inicial às vacinas de Oxford/AstraZeneca e Sputnik V. O regulador de medicamentos da União Europeia, no entanto, não aprovou o uso emergencial de nenhuma das duas.

O anúncio foi feito pelo o ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, durante negociações em Moscou.

Szijjarto afirmou, em uma entrevista conjunta com o ministro da Saúde da Rússia, que as vacinas chegarão em três etapas e que detalhes sobre o tamanho das entregas serão divulgados posteriormente.

"Estou muito feliz em anunciar que assinamos um acordo hoje em que a Hungria pode comprar uma grande quantidade da vacina da Rússia ", disse Szijjarto.

Aprovação de vacinas

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deve decidir sobre a vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford na próxima sexta (29). A Rússia pediu na quarta-feira (20) o registro da vacina Sputnik V na União Europeia.

Os cientistas levantaram preocupações sobre a velocidade com que Moscou lançou sua vacina, dando o aval regulatório e começando a vacinação em massa antes que os testes completos de segurança e eficácia fossem concluídos.

Moscou diz que a Sputnik V é 92% eficaz na proteção contra a Covid-19, com base em resultados preliminares. O conjunto de dados completo dos testes ainda não foi divulgado.

A Sputnik V é uma das vacinas que aguardam autorização de uso emergencial no Brasil.

VÍDEOS: veja novidades sobre a vacina contra Covid-19

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários