Tv

China anuncia doação de cilindros de oxigênio ao Amazonas

Por Marcos Antonio em 22/01/2021 às 19:52:55
Segundo embaixada, empresários e associações chineses estão doando oxigênio e outros insumos para o estado brasileiro. Mutirão em vários estados brasileiros leva oxigênio à capital do Amazonas

Rede Globo

A Embaixada da China no Brasil informou nesta sexta-feira (22) que empresas e associações chinesas vão doar 1,7 mil cilindros de oxigênio ao Amazonas.

A doação inclui também 1,9 mil quilogramas de oxigênio e "grande quantidade se insumos sanitários", segundo mensagem publicada pela representação do país asiático nas redes sociais. Segundo a Embaixada, esses insumos já foram ou ainda serão enviados ao estado.

O Amazonas, principalmente a capital Manaus, vive desde a semana passada uma crise no abastecimento de oxigênio em hospitais e unidades de saúde, uma consequência do rápido aumento de internações por Covid-19. Pacientes que estavam em ventilação morreram em leitos por causa da falta do insumo. Dezenas precisaram ser transferidos a outros estados.

Com a escassez, houve uma mobilização que incluiu artistas para assegurar o abastecimento ao Amazonas. Além disso, a Venezuela se ofereceu para doar oxigênio: mais de 100 mil metros cúbicos do gás chegaram a Manaus na terça-feira (19).

Cientistas e médicos se preocupam com a possível proliferação mais rápida de uma nova variante do coronavírus encontrada no Japão a partir de viajantes que estiveram no Amazonas. Já houve, inclusive, um caso de reinfecção.

VÍDEOS: relatos da crise de falta de oxigênio em Manaus

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários