23/08/2021 às 10h58min - Atualizada em 23/08/2021 às 11h40min

Dicas para ajudar dependentes a largar as drogas

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

 

São vários os fatores que envolvem uma pessoa a entrar no mundo das drogas, algumas delas, acreditam que encontram refúgio ao fazer uso das mesmas. Mas o que acontece, é totalmente o contrário. Dito isso, conseguir sair desta situação é bem mais difícil do que se imagina!  

 

Contudo, pensando sempre no bem estar e qualidade de vida para as pessoas que desejam largar esse vício, mas não conseguem encontrar meios eficazes, a Clínica Viver sem Drogas, possibilita que dependentes químicos tenham a oportunidade de recomeçarem suas vidas, garantindo o melhor tratamento possível a cada um! 

 

Neste artigo, separei algumas dicas de como ajudar dependentes a largar as drogas. Espero que eles sejam de muita utilidade. Se faz parte de sua vida, ou lida com algum familiar que faz uso de drogas, tome nota de todas elas!

É possível largar as drogas sozinho?

Esta é uma pergunta muito polêmica, pois há vários fatores envolvidos para que uma pessoa consiga sozinha largar um vício. Algumas pessoas defendem a ideia que possuindo determinação e foco, tudo é possível. Porém, quando se trata do uso de drogas, não são apenas essas vertentes que bastam! 

 

Mas, não digo que isto não a de funcionar, porém este caminho solitário, não irá funcionar para todas as pessoas. Cada um tem uma história para carregar e a maneira de lidar com suas fortalezas.

 

É necessário que se entenda que pessoas dependentes já atingiram um alto grau de vício. Por isso, necessitam de medicamentos específicos para auxiliar nesta trajetória, encaminhamento para terapias e ter atendimento com profissionais que vão saber a maneira correta de tratar cada paciente. 

Vícios gradativos

 

É clichê dizer que abandonar um vício de forma gradativa será a maneira mais eficaz para largar as drogas. Em um problema tão sério quanto esse, é preciso que ele seja encarado de frente. Apenas fazer a redução das drogas não é o procedimento mais indicado.

 

Se faz uso de mais de um tipo de droga, diminuir apenas o consumo de uma delas, irá recorrer ao maior uso de outra delas, para tentar suprir seu vício.

 

Por isso, retire toda e qualquer substância de vez, de sua vida. 

 

Isolamento 

Ter pessoas queridas ao nosso lado, durante um momento tão difícil quanto esse, é essencial. Eles vão dar todo o apoio necessário quando precisar, e ajudar em supostas recaídas. 

 

É muito comum, que usuários de drogas, seguem para o caminho do isolamento, porém, outros problemas podem decorrer dessa escolha, como a depressão, podendo agravar seu quadro de reabilitação. 

 

Por isso, tenha a família e amigos ao seu lado, para serem seu porto seguro e passar por essa fase tão difícil.

Lugares e seus vícios  

 

Infelizmente, quando falamos de dependência, recaídas muitas vezes acontecem. Porém, é muito difícil não ter contato com supostas drogas ao visitar alguns lugares. Ainda não encontramos a cura 100% para quem faz uso de drogas, pois, seu organismo sempre irá carregar pequenas substâncias.

 

Para te ajudar a não cair na tentação de fazer o uso novamente de substâncias, evite lugares em que exista a probabilidade de encontrar pessoas que fazem uso da droga. Isso vai fazer com que seu desejo diminua. 

Hábitos são essenciais

 

Para qualquer pessoa que espera largar seus vícios em drogas, mudar seus hábitos é de suma importância. É preciso que recomece sua vida com novos olhos, novos hábitos, isso irá te ajudar a se tornar a pessoa que tanto espera ser! 

 

Dito isso, busque por novas atividades, se persistir na mesma rotina anterior, pode acabar na armadilha de ceder ao uso de drogas. Focar em um novo hobbie é uma excelente opção, realizar vontades, praticar esportes, etc. Sempre tendo em mente que deve cuidar da pessoa mais essencial de sua vida, ou seja, você!


Aparência e alimentação 

As drogas normalmente são fortes inibidores de apetite, por isso, fazendo o uso delas, acarreta em seu emagrecimento de forma rápida e com isso, outros problemas de saúde podem surgir. 

 

Dito isso, diante de sua nova vida, busque por uma alimentação correta, pratique exercícios pelo menos três vezes por semana para inibir a ansiedade do vício. Cuidando de você, sua aparência, aos poucos irá melhorar, dando a você, mais motivação ainda para continuar nesse caminho.  

Conclusão

Espero que todas essas dicas para ajudar dependentes a largar as drogas tenham sido úteis para você. Lembre-se que estar ao lado de pessoas que te querem bem, e procurar ajuda de profissionais, vai garantir que esse caminho seja mais fácil a cada dia. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp