20/11/2023 às 06h42min - Atualizada em 20/11/2023 às 06h42min

Jovem come 10 cenouras por dia para ter pele ‘bronzeada’; isso é possível?

Jovem afirma que comer dez cenouras por dia deixou a pele bronzeada e especialista revela se fato é verdadeiro ou falso

Redação - Marcos imprensa
NDMIS

A jovem inglesa Dena Rendall, de 21 anos, promete que comer cenouras a deixou com a aparência mais bronzeada. Mas, será que esse método é verdadeiro?

E, conforme a nutricionista, não existe alimento capaz de mudar a cor dos olhos ou a pele das pessoas. Pois, mudanças na tonalidade podem estar envolvidas a diferentes fatores com a incidência da luz, reflexo das cores, humor problemas de saúde e idade.

Além disso, o que impacta na quantidade de melanina é o que faz com que cada olho ou pele tenha uma cor única e específica de cada pessoa, e isso tem a ver com a genética.

Cenoura pode pigmentar a pele?

As cenouras são ricas em betacaroteno e o corpo o converte em vitamina A. Em geral, ele não costuma ser prejudicial à saúde se a dosagem extrapolar o limite diário, segundo Machado.

 


Além disso, a melanina absorve e dispersa a radiação ultravioleta do sol, protegendo o corpo contra os danos que ela pode causar, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e desenvolvimento de câncer de pele.
No entanto, se o consumo for excessivo pode desenvolver a carotenemia. Tal condição deixa a pele alaranjada, mas é inofensiva – Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND

No entanto, se o consumo for excessivo pode desenvolver a carotenemia. Tal condição deixa a pele alaranjada, mas é inofensiva – Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND


No entanto, se o consumo for excessivo pode desenvolver a carotenemia. Tal condição deixa a pele alaranjada, mas é inofensiva, conforme Machado.

Além das cenouras, outros alimentos auxiliam na carotenemia, eles oferecem boas porções do betacaroteno possui coloração vermelha, laranja e verde-escuro, como por exemplo:


Cenoura e beterraba;
Caqui e espinafre;
Batata-doce e abóbora;
Couve e pimentão (sobretudo o vermelho e o amarelo);
Mamão e manga;
Damasco e goiaba;
Tangerina e brócolis.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp