24/12/2023 às 10h52min - Atualizada em 24/12/2023 às 10h52min

Ciclone extratropical no Natal pode provocar temporais, ventos fortes e queda de granizo em SC

Formação de ciclone extratropical pode trazer chuvas intensas e rajadas fortes de vento pelo Estado nesta segunda (25)

Redação - Marcos Imprensa

A segunda-feira (25), dia de Natal, terá formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul e também de uma frente fria associada que provocará temporais em Santa Catarina


Nesta segunda, as instabilidades chegam com mais força ao Estado e atingem a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e ao longo da tarde e início da noite. Os temporais podem provocar chuvas intensas, especialmente Extremo-Oeste e Oeste, além de fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. As informações são da Defesa Civil de SC.


Riscos com o ciclone extratropical


O risco é considerado alto nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências como como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.


A formação do ciclone provoca ventos intensos de quadrante Oeste no Estado, com rajadas entre 50 e 70 km/h entre o Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, podendo superar estes valores na serra catarinense.


Temperaturas em SC


No amanhecer do dia de Natal, as temperaturas variam entre 20 e 24° C no Oeste, Extremo-Oeste e nas áreas costeiras e oscilam entre 14 e 19° C nas demais regiões.


Na parte da tarde, as máximas ficam entre 25 e 33° C no Oeste, Extremo-Oeste, em todo o Vale do Itajaí e no Litoral e variam entre 20 e 25°C no restante do Estado.


Terça-feira (26)


Com o afastamento do ciclone para o oceano na terça (26), as rajadas de ventos mais forte passam a ocorrer nas regiões costeiras do Estado. O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa para ocorrências associadas a ventos como destelhamentos, queda de árvores e galhos e danos na rede elétrica.


Temperaturas


As temperaturas mínimas variam entre entre 11 e 17° C no Meio-Oeste e também nos Planaltos e oscilam entre 16 e 22°C nas demais regiões do Estado. Na parte da tarde, as máximas marcam entre 22 e 26°C no Planalto Sul e variam entre 26 e 35°C pelo Estado.


Quarta (27) e quinta (28)


Na quarta (27) e quinta (28) o sol predomina no Grande Oeste e na metade Leste o tempo fica com sol, com variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada do Baixo Vale ao Litoral Norte nos extremos do dia.


Durante a quarta, as temperaturas ficam mais amenas em relação aos dias anteriores, ficando abaixo dos 30º C em todo o estado.








Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp