15/01/2024 às 09h44min - Atualizada em 15/01/2024 às 09h44min

Calor intenso e chegada de frente fria desencadeiam temporais e mantêm 'abafamento' em SC

Nos próximos dias, apesar da previsão de pancadas de chuvas, as altas temperaturas persistem e podem chegar a 37°C em algumas regiões

Redação - Marcos Imprensa
NDMAIS

Calor intenso e sensação de abafamento devem persistir pelos próximos dias em Santa Catarina, com temperaturas entre 32°C e 37°C. Porém, a partir de quarta-feira (17), as máximas tendem a cair alguns graus, com a formação de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul que favorece pancadas de chuva e temporais.

Segundo a Defesa Civil, esse sistema pode provocar chuva pontualmente intensa, acompanhada de raios, fortes rajadas de vento, entre 40 e 60 km/h, e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais.

A previsão é que o dia amanheça abafado, com marcas entre 23°C e 27°C no Oeste, Baixo e Médio Vale e Litoral. Nas demais regiões, variam de 18°C a 22°C. À tarde, as temperaturas oscilam entre 34°C e 36°C na Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale e Litoral Norte e nas demais áreas, entre 24°C e 33°C.

Para esta segunda-feira (15), as temperaturas ficam próximas ou acima dos 30°C na maioria das regiões, com destaque para áreas da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte que podem registrar marcas entre 32°C e 37°C.

Durante a manhã, a previsão da Defesa Civil indica sol e variação de nuvens na maioria das regiões, não descartando pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas de divisa com o RS.

A partir da tarde, a combinação de calor e umidade e a frente fria no oceano favorecem a formação temporais isolados por todo Estado, especialmente nas áreas mais quentes. O risco é baixo a moderado para ocorrências.

O calor segue intenso na terça-feira (16), principalmente em trechos do Extremo Oeste e Vale do Itajaí, onde as temperaturas se aproximam dos 34°C/36°C.

O dia deve começar com predomínio de tempo firme, mas a intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o RS favorece temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa entre à tarde e à noite, especialmente entre o Meio-Oeste, Litoral e regiões de divisa com o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências.

Já entre a quinta (18) e sexta-feira (19), a influência da frente fria e da área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável em SC, com a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.

Além disso, apesar de ainda calor, as temperaturas apresentam ligeira diminuição em relação aos dias anteriores.

Prepare-se para uma semana de calor intenso em Santa Catarina! As temperaturas devem atingir máximas ...

Região litorânea terá dias quentes ao mesmo tempo em que sofrerá com fortes pancadas de chuva pontua ...

Altas temperaturas seguem ditando as regras no tempo em Joinville e calor intenso segue ao longo tempo .


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp