10/02/2024 às 06h01min - Atualizada em 11/02/2024 às 00h02min

Primeiro nascimento de pinguim em aquário de Balneário Camboriú é flagrado por câmera; VÍDEO

Essa é a primeira vez que uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários ocorre em Santa Catarina, segundo o Oceanic Aquarium.

G1 SC
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/02/10/primeiro-nascimento-de-pinguim-em-aquario-de-balneario-camboriu-video.ghtml


Essa é a primeira vez que uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários ocorre em Santa Catarina, segundo o Oceanic Aquarium. Primeiro nascimento de pinguim em aquário de Balneário Camboriú
Uma câmera registrou o primeiro nascimento de um pinguim-de-magalhães em um aquário em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.
O vídeo mostra o momento em que o filhote começa a sair da casca, após 38 dias de choca. No final, os pais, que se dividiram nos cuidados durante todo o período de incubação, bicam o ovo (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Inicialmente, o casal de pinguins esperava dois filhotes. Um dos ovos foi colocado em 6 de dezembro, e outro no dia 14 do mesmo mês. O primeiro não completou o desenvolvimento embrionário.
“Isso é bem comum entre a espécie, inclusive na vida selvagem, principalmente com papais de primeira viagem”, explica André Neto, biólogo e diretor técnico operacional do aquário.
O nascimento ocorreu em 21 de janeiro. Essa é a primeira vez que uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários é registrada em Santa Catarina, conforme pesquisa feita pelo Oceanic Aquarium.
Segundo a veterinária Juliana Formagio, que acompanha a família desde a postura dos ovos, os pais precisaram ser ensinados a alimentar o filhote para ganhar peso e se desenvolver bem. As aves aprendem também por imitação.
VÍDEO: Cavalo-marinho é flagrado dando à luz mais de 300 filhotes em Balneário Camboriú
"Hoje a alimentação dele já é exclusiva pelos pais e a cada dia está mais forte,” conta. Eles se alimentam de manjubas e sardinhas, depois regurgitam direto na boca do filhote.
Câmera flagrou nascimento de pinguim em Balneário Camboriú
Oceanic Aquarium/ Divulgação
Gestação
Os pinguins-de-magalhães formam casais monogâmicos que compartilham os trabalhos de cuidados parentais e incubação. Eles tendem a continuar juntos por muitas temporadas de reprodução, que ocorre entre os meses de setembro e fevereiro.
?? Os ovos são chocados pelo pai e pela mãe, que se revezam para se alimentarem durante o período e garantir que nenhum outro animal chegue perto dos seus filhotes.
Registro do pinguim recém-nascido em Balneário Camboriú
Oceanic Aquarium/ Divulgação
Durante a incubação, os ovos eram retirados para pesagem e análise com ovoscópio. No lugar, segundo a bióloga Nathalia Alves, ovos falsos eram colocados para evitar que os pais ficassem estressados.
“Eles são bem protetores e não gostam quando alguém chega perto do ninho. [...] Foi preciso um cuidado extra durante a incubação para não prejudicar o processo, tanto para os adultos quanto para o filhote, qualquer mudança de humor pode refletir no desenvolvimento do embrião”, conta.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Portal G1 SC



Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/02/10/primeiro-nascimento-de-pinguim-em-aquario-de-balneario-camboriu-video.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp