03/05/2021 às 11h20min - Atualizada em 03/05/2021 às 12h40min

Generation Brasil inicia processo seletivo para o curso gratuito de Desenvolvedor Java Jr. exclusivo para pessoas negras

As aulas, com duração de três meses, são voltadas para jovens negros, de 18 a 30 anos, que residam em São Paulo. A iniciativa é uma parceria com o Juntos, evento referência em diversidade racial no mercado corporativo

SALA DA NOTÍCIA Redação
O racismo no Brasil possui diferentes aspectos. O desemprego e a falta de escolaridade são alguns dos fatores que mais contribuem para a exclusão e marginalização de milhares de pessoas em todo o país. De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil até o final do primeiro trimestre de 2020 era de 13,3%. Analisando este dado com o recorte racial, a taxa de desocupação de pessoas negras representa 55%. Ainda de acordo com o IBGE, em pesquisa divulgada em junho de 2020, jovens negros passam, em média, dois anos a menos na escola do que jovens brancos.

Como forma de contribuir para uma sociedade mais justa, a Generation Brasil, organização independente e sem fins lucrativos, em parceria com o Juntos, evento referência em diversidade racial no mercado corporativo, ambas organizações criadas pela McKinsey & Company, realizarão a formação inédita do Programa Pessoa Negra Desenvolvedora Java Jr.

O objetivo é promover a diversidade racial e a inclusão social por meio de um programa de capacitação profissional em tecnologia, exclusiva para pessoas negras. “Além de qualificar para o mercado de trabalho, nosso foco é empoderar esses jovens para que se sintam confiantes e possam se tornar agentes de mudanças sociais”, ressalta, Gabriela Paranhos, COO da Generation para a América Latina.

Serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas de 3 a 13 de maio, acessando o site https://gen.partners/juntos. O público-alvo são pessoas negras, de 18 a 30 anos, moradores da cidade de São Paulo, e que tenham concluído o ensino médio. Devido à pandemia, as aulas serão online, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, durante três meses.

Para que todos tenham oportunidade, após avaliação socioeconômica, a entidade pode fornecer computador e conexão à internet para o aluno.

O curso capacitará os participantes para ser parte de uma equipe que projeta, constrói e aperfeiçoa aplicativos, sites e outros sistemas de software. O profissional estará envolvido em todas as áreas de desenvolvimento, do design ao teste do produto. Parte da formação é destinada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e mentalidades, as chamadas soft skills, com o objetivo de preparar o aluno para uma rotina profissional de trabalho.

A organização já formou mais de 450 alunos em desde 2019, início da atuação no país. Desses, 80% foram inseridos no mercado de trabalho no prazo de 6 meses após a conclusão do programa. Entre os empregadores, 88% afirmaram que os alunos da Generation Brasil têm performance acima da média de seus pares. Com o curso, a expectativa é que o aumento de renda seja cerca de cinco vezes maior, comparando com quem não tem a formação.

Para participar do processo seletivo e mais informações, acesse: https://gen.partners/juntos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »