Mercado BR

Safra de maçã anima produtores da região Meio Oeste de SC

Qualidade e produtividade trazem boas perspectivas para a safra

Por Marcos Antonio em 01/02/2021 às 12:32:45

Os produtores de maçã da região Meio Oeste de SC estão otimistas com a safra deste ano. Qualidade e produtividade vêm trazendo boas perspectivas aos produtores que apostam em uma safra média. Segundo o produtor e integrante do núcleo de Fruticultura da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), Guilherme Francescatto, os resultados vem surpreendendo.

A família trabalha com fruticultura há anos e produz além da maçã, ameixa e nectarina. Atualmente a produção da macieira está presente em cerca de 4 hectares, produzida especialmente para consumo in natura. Colhida no cedo, as variedades gala e fuji, garantem além de ótimos preços.

"Já tivemos a produção de ameixa e nectarina superior ao de maçã, e atualmente esse quadro se inverteu. Além de produção nesses quatro hectares, temos mais um plantio recente da variedade fuji, que estará pronto para produção nos próximos anos" apontou.

Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), com sede em Fraiburgo, a expectativa dos produtores é que a Safra 2020/21 de maçã no Brasil volte aos patamares médios dos últimos 10 anos, ao redor das 1,1 milhão de toneladas. O fator coloca o Brasil entre os 15 maiores produtores mundiais da fruta. Santa Catarina deverá responder por cerca de 50% deste volume, e a Região de Fraiburgo por cerca de 12%.

Para o diretor executivo da ABPM, Moises Albuquerque, o clima contribuiu e a fruta apresenta excelente qualidade. "Iniciamos em 2021 a colheita com cerca de 7 a 10 dias de antecedência em relação ao último ano. A região de Fraiburgo beneficia praticamente o dobro de sua produção, importando frutos produzidos em outras regiões" destacou apontando a atividade econômica como fonte de riqueza e empregos diretos e indiretos a milhares de fraiburguenses e pessoas de outras cidades que vem ao município para a atividade com a macieira.

Fonte: Associação Comercial e Industrial de Fraiburgo

Comunicar erro
Teve news

Comentários