16/09/2021 às 17h14min - Atualizada em 17/09/2021 às 00h00min

Empresas nacionais de dispositivos médicos se reúnem com potenciais compradores estrangeiros no Projeto Comprador Oriente Médio

As participações das companhias brasileiras são feitas por meio da parceria entre a ABIMO e Apex-Brasil

SALA DA NOTÍCIA Agência Pub
Divulgação
Companhias ligadas ao Brazilian Health Devices – projeto de exportação da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – marcaram presença no Projeto Comprador Oriente Médio, que tem como objetivo reunir empresas de dispositivos médicos com compradores estrangeiros - os quais atuam localmente como importadores e distribuidores. 
Em formato online, o evento foi realizado no período de 16 a 26 de agosto, e permitiu aos participantes mais flexibilidade para agendamento de reuniões e negociações com empresas estrangeiras interessadas nos seus produtos. Os encontros virtuais aconteceram por meio da plataforma do projeto, a qual possibilita prospecção de oportunidades comerciais e até mesmo o fechamento de negócios. Esta edição contou com 31 vendedores e 19 compradores, além de gerar US$ 213.000 em vendas imediatas e US$ 2.790.000 em negociações para os próximos meses.
De acordo com o coordenador de Acesso e Mercados da ABIMO, Rafael Cavalcante o enfoque no Oriente Médio e a nova arregimentação de potenciais compradores nessa região renovam as perspectivas comerciais das empresas associadas à entidade. “Destacamos também a consolidação do modelo virtual do Projeto, que deve continuar sendo utilizado mesmo após terminadas as restrições decorrentes da pandemia. A ideia é combiná-lo com alternativas presenciais, para gerar novas possibilidades híbridas e explorar o melhor de cada modelo”, afirma.
Para Edson Grisanti, gerente de Exportação e Importação da Medpej Equipamentos Médicos, a participação nesse evento foi de grande valia. “Visamos a ampliação de mercados de atuação e os contatos efetuados nos possibilitaram iniciar interações com importadores e distribuidores que atuam na linha médica em países do Oriente Médio e Norte da África, e que demonstraram muito interesse nos nossos produtos. O formato on-line do encontro foi bem estruturado, e permitiu a realização de reuniões a custo praticamente zero, se compararmos aos presenciais”, ressaltou.
“A geração de negócios foi um excelente começo, estamos realmente felizes. Acredito que a barreira inicial com o Oriente Médio foi quebrada e os importantes contatos que fizemos irão perdurar e trazer visibilidade, não só a nossa empresa, mas também ao BHD em geral.  É um desafio adaptar-se, mas o formato virtual nos agradou bastante. Imagino que se deve muito ao excelente desempenho da organização e das empresas envolvidas. A grande vantagem é a autonomia e a flexibilidade que as reuniões on-lines proporcionam, além de serem mais “leves” e muito mais práticas”, comenta Jordana Schnorenberger Lopes, analista de Negócios Internacionais da Kolplast.
Sobre a ABIMO  
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor. 
Sobre o Brazilian Health Devices
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.  
Sobre a APEX-BRASIL  
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0