Mercado BR

Florianópolis chega a 170 mil testes de Covid-19 e transfere centro de testagem

Por Marcos Antonio em 05/02/2021 às 15:47:36
Capital catarinense é a segunda cidade com mais casos e mortes por coronavírus, segundo governo estadual. Capacidade aumentou de 154 para 219 exames por dia com mudança do local de testagens na região central da cidade, diz prefeitura. Testes PCR somam 54.075 em Florianópolis desde o início da pandemia

Leonardo Sousa/PMF

A prefeitura de Florianópolis informou nesta sexta-feira (5) que realizou 170. 688 de testes contra a Covid-19 desde o começo da pandemia. Foram feitos 41.608 testes rápidos e 54.075 PCR, além dos testes realizados em laboratórios privados.

A capacidade de testagem também aumentou de 154 para 219 procedimentos por dia, devido a transferência do centro de testagem para a Passarela do Samba Nego Quirido na quinta-feira (4).

A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que a mudança de local aconteceu em razão do início do ano letivo para as escolas municipais, programado para ocorrer no dia 10 de fevereiro. Anteriormente, um dos locais de testagem estava localizado em um creche da região central da cidade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada da capital é de 500 mil habitantes. A cidade tem 51.485 casos e 419 óbitos em razão da Covid-19.

De acordo com o último boletim da doença divulgado pelo governo estadual na quinta-feira (4), a capital é a segunda cidade do estado com maior números de infectados e também de mortes pela doença, atrás só de Joinville, no Norte do estado, que tem 54.882 casos e 634 mortes.

Testagem para a Covid-19 em Florianópolis acontece na Passarela de Samba Nego Quirido

Com a mudança para a passarela, a capacidade de testes da Capital chega a 1.300 procedimentos por dia, de acordo com a coordenadora do Laboratório Municipal, Priscila Regina Valverde.

"O quanto a testagem acontecer, a gente consegue fazer com que esse paciente se isole e evite a contaminação de outras pessoas. Se cuide, use máscara, álcool em gel na smãos e evitem aglomerações", diz a coordenadora do laboratório.

Os testes rápidos na cidade são feitos em todos os centros de saúde e os testes PCR são realizados em quatro locais.

A prefeitura reitera que os procedimentos não atendem demandas espontâneas, a população precisar ser encaminhada por uma unidade de saúde para realizar o exame.

Moradores que estiverem com quaisquer sintomas da doença devem procurar Alô Saúde Floripa pelo número 0800.333.3233, e seguir as orientações de encaminhamento para testagem.

Mudança de endereço para a realização de testes PCR amplia capacidade de exames em Florianópolis

Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

A vacinação contra a Covid-19 começou em 18 de janeiro em Santa Catarina com a aplicação simbólica em São José, na Grande Florianópolis, da primeira dose em três pessoas do grupo prioritário. A partir do dia seguinte, outros municípios iniciaram a vacinação. Mas não há data prevista para que toda população seja imunizada. Até terça (2), 70.558 tinham sido vacinados.

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 SC

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro

Comentários