21/09/2021 às 20h04min - Atualizada em 21/09/2021 às 20h04min

Defesa Civil confirma: SC registra 2º tornado em menos de uma semana

Fenômeno, capaz de arremessar um carro, arrancou árvores e derrubou postes; órgão analisa a possível formação do terceiro tornado que atingiu Irani na manhã desta terça-feira

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a formação de um tornado em Seara, município do Oeste catarinense, na noite da última segunda-feira (20).

De acordo com a nota divulgada pelo órgão, a aproximação e atuação de uma frente fria sobre o estado e o oceano Atlântico combinado com o escoamento de umidade e ar quente vindo da região Amazônica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade.

A junção destes fatores ocasionou pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos e que da de granizo nas regiões do Extremo-Oeste e Oeste de Santa Catarina. 

A Defesa Civil identificou uma supercélula, com característica tornádicas, na noite da última segunda-feira (20), sobre Seara. Além disso, é possível identificar a intensa convecção (movimento de massas de ar frio e quente) e a formação do tornado.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o tornado que atingiu o município é de categoria F1 na escala Fujita, com força moderada, mas suficiente para arremessar um carro para fora da estrada.

A força do vento provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades do interior e casas destelhadas.  Assim como houve queda de árvores e falta de luz, mas sem registro de pessoas feridas.

O bairro mais atingido foi o Garghetti, onde houve incêndio na rede elétrica, por conta de um raio, e destelhamentos. 

Assim como trouxe o ND+, o meteorologista indica que a região Oeste de Santa Catarina é uma das principais de incidência de tornados na América, perdendo para os Estados Unidos, em especial para a cidade de Oklahoma. 

Tornado de Irani em análise Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o possível tornado que atingiu Irani, no Oeste, está sendo analisado pelo órgão. Caso seja confirmado, será o terceiro em menos de uma semana na região.  Confira fotos da passagem do tornado em Seara

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp