23/09/2021 às 17h35min - Atualizada em 23/09/2021 às 17h35min

Lebon Régis recebe investimento para o sistema antigranizo

Este sistema de controle do granizo utiliza conjuntamente informações de radar meteorológico

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
O Secretário Estadual da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e Deputado Estadual licenciado Altair Silva (Partido Progressistas), em recente roteiro pela região Meio Oeste Catarinense, assinou convênio com diversos municípios para ativar o sistema Antigranizo, em evento realizado na Câmara Municipal de Caçador, no dia 18 de setembro de 2021.

O Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria da Agricultura investirá R$ 1 milhão de reais através de convênio do Fundo de Desenvolvimento Rural com os municípios de Videira, Caçador, Calmon, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas, Timbó Grande, Fraiburgo, Tangará, Pinheiro Preto e Lebon Régis.

 Lebon Régis foi contemplado com o valor de R$ 148.148,00 (cento e quarenta e oito mil e cento e quarenta e oito reais), sendo o município que recebeu o maior valor, e que corresponde a um total de 08 (oito) geradores de gás do sistema antigranizo. Este sistema permite a redução da ocorrência de granizo (chuva de pedras), garantindo a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas, reduzindo os prejuízos e permitindo mais segurança para as lavouras e o patrimônio das pessoas, tanto na área rural quanto urbana.
 


Este sistema de controle do granizo utiliza conjuntamente informações de radar meteorológico, monitoramento com estações meteorológicas de superfície, radio sonda e modelagem numérica, para detectar a possibilidade de formação de nuvens de granizo na região protegida.
Uma vez confirmada a possibilidade de formação do granizo, o sistema de combate é acionado. Ele é composto de uma rede com geradores de solo que cobrem toda a área protegida e liberam partículas de iodeto de prata na atmosfera.
Ao redor destas partículas, agregam-se partículas de água formando pequenas gotas de chuva ou pequenos cristais de gelo, que ao caírem reduzem de tamanho e atingem o solo na forma liquida ou de minúsculas pedras de gelo. Isso evita os danos e estragos nas cidades protegidas.

O sistema antigranizo, é uma reivindicação antiga de todos os municípios da região, e em Lebon Régis, é uma das bandeiras de trabalho da Vereadora Gisele Grazziotin Winck e do agricultor e Presidente do Partido Progressistas Marcelo Spautz, que levaram pessoalmente ao Secretário de Estado da Agricultura, junto com outras lideranças municipais, esta importante reivindicação dos produtores rurais do município de Lebon Régis e região.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0