15/10/2015 às 10h30min - Atualizada em 15/10/2015 às 10h30min

Secretaria de Educação de Videira investe na diversificação e ampliação das bibliotecas de escolas e Cemeis

Imprensa Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel

O hábito da leitura é um relevante meio para a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, bem como, para dinamizar o raciocínio lógico e enriquecer a linguagem oral e escrita de crianças e adultos. No entanto, com a modernização da sociedade e o crescente uso das tecnologias, o hábito da leitura, especificamente, no que tange aos livros vem sendo pouco praticada. Para minimizar esse impacto negativo na formação de alunos leitores e críticos a Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Educação vem implementando uma série de iniciativas nas oito escolas e 19 Cemeis da Rede Municipal de Ensino.

 

A secretária de Educação Roberta Martinez aponta que após a apresentação de um projeto de ampliação do hábito da leitura nas escolas e creches do município, imediatamente o prefeito Wilmar Carelli autorizou investimentos significativos na aquisição de novos livros. Desde 2014, foram adquiridos 19 acervos para pequenos leitores, sendo que, cada acervo conta com quatro baús compostos de 57 obras literárias, totalizando cerca de 230 livros infantis para cada Cemei. Cada um desses bibliotecários móveis adquiridos também vieram acompanhados de tapetes gigantes com temas pedagógicos, onde os alunos exploram as sensações, aprendem sobre  figuras geométricas com peças destacáveis em diversas cores e formas, conhecem o alfabeto, formado por quadrados em cores variadas com aplicações de vogais e consoantes, jogam amarelinha e conhecem os principais sinais matemáticos.

 

Para a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha foram adquiridos mais de 200 novos títulos, ampliando significativamente, não somente o acervo, mas também o número de leitores que utilizam o espaço. No tocante as escolas de Ensino Fundamental a Secretaria de Educação também investiu na diversificação dos títulos das bibliotecas  e vem firmando parcerias com o Governo Federal para a distribuição de livros de literatura, bem como, para com a formação de leitores. No total, mais de seis mil alunos que frequentam a Rede Municipal de Ensino de Videira estão sendo beneficiados com a iniciativa.

 

Para Roberta, um dos papéis principais das escolas é a atuação na formação de cidadãos críticos e emancipados, o que vai muito além dos valores morais e intelectuais sustentados pela mídia e pelos preceitos de consumo a que estamos submetidos atualmente. “A leitura é indispensável para que façamos uma educação diferenciada, mas só é capaz de despertar o prazer pela leitura os alunos que a vivenciam e que conseguem adentrar e compreender este maravilhoso mundo de imagens e escritas que nos proporcionam indescritíveis sensações e saberes. E é por acreditar nessa premissa que a Secretaria de Educação vem realizando esses investimentos na aquisição de tantos livros para nossos estudantes”.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »