Mercado BR

TCU pede dados ao Minist√©rio da Sa√ļde sobre leitos em hospitais federais do Rio de Janeiro

Por Marcos Antonio em 10/02/2021 às 17:55:42
Representa√ß√£o do MP no tribunal apontou possível omiss√£o do governo na libera√ß√£o de leitos para a Covid-19. TCU também quer dados sobre hospital atingido por incêndio em outubro. O Tribunal de Contas da Uni√£o (TCU) definiu, nesta quarta-feira (10), prazo de cinco dias úteis para que o Ministério da Saúde apresente as medidas adotadas com o governo do estado e a prefeitura do Rio de Janeiro para disponibilizar leitos de hospitais ao tratamento da Covid-19.

O processo no TCU analisa a oferta de leitos em seis hospitais federais e três institutos no Rio e foi aberto após representa√ß√£o do Ministério Público junto ao tribunal. O documento aponta possível omiss√£o da Uni√£o em equipar os hospitais para desbloquear leitos que est√£o sem uso e seriam "essenciais ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus”.

Na representa√ß√£o, o MP junto ao TCU aponta que “os hospitais federais localizados no município do Rio de Janeiro apresentam 770 leitos impedidos, apresentando um grau de indisponibilidade médio de 48%".

Em janeiro, hospitais federais no Rio tinham mais de mil leitos inativos; veja reportagem

Ainda segundo o documento, "uma parcela dos leitos impedidos poderia ser ativada caso houvesse a disponibilização de recursos humanos adequados".

Entre as informa√ß√Ķes pedidas pelo TCU ao governo federal, est√£o a quantidade de leitos inativos em cada unidade e as raz√Ķes e as a√ß√Ķes adotadas para operacionalizar os leitos inativos.

O tribunal também pediu informa√ß√Ķes sobre como a pasta pretende lidar com eventual déficit de pessoal decorrente da previs√£o de demiss√£o, no próximo dia 28, de 1.419 profissionais em decorrência do fim de contrato.

O pedido do TCU faz referência aos seguintes hospitais federais e institutos no Rio:

Hospital Federal do Andaraí

Hospital Federal de Ipanema

Hospital Federal da Lagoa

Hospital Federal dos Servidores do Estado

Hospital Federal Cardoso Fontes

Hospital Federal de Bonsucesso

Instituto Nacional de C√Ęncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad

Instituto Nacional de Cardiologia

Hospital Federal de Bonsucesso

No mesmo processo, relatado pelo ministro do TCU Benjamin Zymler, o TCU deu 10 dias para que o Ministério da Saúde apresente informa√ß√Ķes sobre as medidas adotadas para reabertura dos leitos perdidos com o incêndio ocorrido em outubro do ano passado no Hospital Federal de Bonsucesso.

A corte pediu informa√ß√Ķes sobre as licita√ß√Ķes e o cronograma para reativa√ß√£o dos leitos. O TCU pede ainda informa√ß√Ķes sobre uma denúncia de que parte dos funcion√°rios do hospital que foram transferidos para o Hospital Federal do Andaraí n√£o estariam se apresentando para o servi√ßo.

Fonte: G1

Comunicar erro

Coment√°rios