29/10/2015 às 11h12min - Atualizada em 29/10/2015 às 11h12min

Confira o que abre e o que fecha no feriadão

Depois do feriadão de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, no último dia 12, os brasileiros terão mais um fim de semana de descanso prolongado, com o Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira (2).

 
Depois do feriadão de Finados, haverá, ainda, o Dia da Proclamação da República, em um domingo, dia 15 de novembro, e, em dezembro, o Dia da Padroeira de Curitibanos Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, e, em 25 de dezembro, uma sexta-feira, Natal.
Muitos estabelecimentos, profissionais liberais e servidores públicos vão aproveitar o feriadão para viajar ou mesmo tomar um fôlego para o fim de ano que se aproxima. Em Curitibanos, em virtude do Dia do Servidor Público, comemorado nesta quarta-feira (28), foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira (30). A exceção é apenas para as repartições públicas municipais em que os serviços são considerados essenciais, como a coleta de lixo.
O comércio estará aberto, no sábado (31), das 8h30' às 12 horas, e fechado no domingo (1) e segunda-feira (2). Os supermercados terão horário normal no domingo (1) e serão fechados na segunda-feira (2). Quem precisar dos serviços de farmácias de plantão poderá contar com as farmácias Sul Brasil e Frei Rogério, de 31 de outubro a 6 de novembro.
A programação religiosa para a data conta com missa celebrada no dia 2 de novembro, na Igreja Matriz Imaculada Conceição, às 8 e às 19 horas.  Este ano, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida será responsável pela Missa de Finados no Cemitério Municipal São Francisco de Assis. Conforme a programação, a Paróquia Aparecida reunirá os fiéis para missa às 9h30'.
 
ORIGEM DO DIA DE FINADOS
 
 
O Dia de Finados tem o objetivo de relembrar a memória dos mortos e rezar por suas almas, uma vez que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, almas que estão no Purgatório, passando por um processo de purificação, precisam dessas orações. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido, na Idade Média, como "Dia de Todas as Almas", data que sucedia o "Dia de Todos os Santos", comemorado em 1 de novembro.
Desde a época do Cristianismo primitivo, os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, e o costume foi introduzido na liturgia da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada aos mortos foi o monge beneditino Odilo de Cluny.

Fonte Jornal Asema

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp