03/10/2021 às 06h47min - Atualizada em 03/10/2021 às 06h47min

Do temporal ao frio: Defesa Civil alerta para chuvas volumosas antes da geada em SC

Temporais estão previstos para este domingo, em Santa Catarina, em todas as regiões; deve ser a prévia de uma massa de ar frio quer vai adentrar o Estado a partir da segunda-feira

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
ND mais
Alerta para intenso volume de chuva neste domingo, em todas as regiões – Foto: Defesa Civil/alerta/divulgação
A Defesa Civil emitiu um alerta, neste sábado (2), para a chegada de uma frente fria que promete trazer grandes volumes de chuva para Santa Catarina.


Trata-se do avanço de uma frente fria que parte do Rio Grande do Sul, com direção a Santa Catarina, combinada com uma espécie de fluxo de umidade. Essa soma, de acordo com o órgão, deve resultar em temporais isolados entre a meia-noite de domingo com extensão ao meio-dia da próxima segunda-feira.


Há uma estimativa de 50 a 80 mm de chuva previsto pelas regiões do Estado, podendo esse volume ser maior ainda.

O mapa ainda alerta, em duas cores, para ocorrência de fenômenos como descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo. Há risco de alagamentos e deslizamentos, sobretudo, na parte laranja do mapa.


Chuva que antecede o frio

Além do intenso volume de chuva, aliado aos possíveis eventos climáticos, esse movimento meteorológico já se desenha para a chegada de uma massa de ar frio.

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, a temperatura começa a entrar em declínio a partir da noite deste domingo.

Trata-se de uma passagem de frente fria pelo Estado de Santa Catarina que, já na segunda-feira, deve ser substituída por uma massa de ar ainda mais frio onde deve empurrar as temperaturas para baixo.

Esse sistema deve resultar, já na terça-feira, em queda de geada, sobretudo, em pontos mais altos como o Serra e Planalto Sul. Há, ainda, a previsão de chuva fraca a moderada em regiões isoladas do Estado.

Confira a previsão do tempo para todas as regiões

Litoral Norte:  17°C / 22°C;

Planalto Norte:  13°C / 17°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 18°C / 23°C;

Grande Florianópolis Serrana: 16°C / 19°C;

Vale do Itajaí: 15°C / 19°C;

Litoral Sul: 15°C / 23°C;

Planalto Sul: 10°C / 17°C;

Meio-Oeste: 13°C / 17°C;

Oeste: 14°C / 19°C;

Extremo-Oeste: 16º/20ºC
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0