01/12/2015 às 20h48min - Atualizada em 01/12/2015 às 20h48min

Loteamento Habitacional Linha Bonita vai beneficiar 124 famílias videirenses

Prefeitura realizou o sorteio dos lotes nesta segunda-feira (30)

Reporte Marcos Antonio - PGN Marcos Imprensa
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Foto: Pedro Schaitel

Mais uma importante ação do Plano de Governo de Carelli e Dr. Jorge está se tornando realidade e beneficiando mais de uma centena de videirenses. O Loteamento Linha Bonita está pronto para receber a construção das casas populares. Na noite da última segunda-feira (30), no Centro de Eventos Vitória (CEVI), aconteceu o sorteio dos lotes, na presença do prefeito Wilmar Carelli, do vice-prefeito Jorge Lopes Oliveira, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação – Leonardo Bom Guse e da diretora do Departamento de Ação Social – Justina Fruet de Lima. Ao todo, 293 mutuários estavam inscritos, 216 participaram do sorteio e 124 foram contemplados.

 

“Em 2009 a Prefeitura adquiriu o terreno onde vamos implantar o loteamento habitacional. Neste período, enfrentamos inúmeras dificuldades e uma enorme burocracia. Licitação, licença ambiental, decretos, foram só algumas das barreiras que ultrapassamos para chegar até aqui. É com imensa alegria que realizamos este sorteio, pois sabemos que será o início da realização de vários sonhos”, destacou Carelli

 

O Loteamento Habitacional Popular Linha Bonita está localizado no Bairro Amarante, é composto por 124 lotes, com tamanhos que variam entre 200 e 300 metros quadrados, sendo 10 metros de frente. Já as casa que serão construídas terão 50,84 metros quadrados, com sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos. Além disso, a estrutura já é preparada para receber ampliações, caso o proprietário deseje aumentar sua casa.

 

De acordo com o secretário Leonardo Bom Guse, os beneficiários receberão as casas prontas para morar. “As habitações serão entregues com luz e água, inclusive, todas terão caixas d´água. As ruas do loteamento serão pavimentas, terão passeios, meio-fio, sarjetas, escoamento pluvial e iluminação pública. Tudo foi planejado seguindo os requisitos do Programa Minha Casa, Minha Vida. Financeiramente falando, nosso objetivo foi adequar tudo na menor prestação possível, sem comprometer a qualidade das habitações”, frisou.

 

Entre os beneficiados, está a videirense Fernanda Zanetti, de 29 anos, que comemorou ao ser sorteada. “Estou muito feliz. Ter a minha casa própria é a realização de um sonho”, afirmou. Outro contemplado foi Ivor Fontana. “Há muito tempo eu espero para ter a minha casa. Espero que dê tudo certo com o banco e com o financiamento, para então, com 68 anos eu finalmente realizar o sonho de ter casa própria”, disse Fontana.

 

Próximos Passos

 

Os contemplados com o lote terão agora que apresentar a documentação necessária. O prazo vai de 3 a 18 de dezembro, para então iniciar o encaminhamento com a Caixa Econômica Federal (CEF), que será responsável pelo financiamento. O secretário Leonardo Guse explicou ainda que ficará a cargo da CEF aprovar ou não os financiamentos. Neste caso, se algum beneficiado for reprovado, será substituído pelas pessoas que estão na fila de espera. Depois que a documentação estiver pronta e o financiamento aprovado, começam as construções das casas, que devem demorar de 12 a 14 meses para serem concluídas.

 

Quanto às parcelas, o secretário explica que podem variar e a palavra final também será do banco, contudo, será necessário esperar até janeiro para saber, pois é quando entrará em vigor as novas regras do programa Minha Casa, Minha Vida 3. Mas, preliminarmente um estudo aponta que as parcelas  poderão variar  entre R$ 200,00 e R$ 540,00, dependendo do saldo do FGTS e da renda mensal do mutuário. As parcelas serão regressivas.

 

Prefeitura deverá entregar mais 250 lotes em breve

 

Em breve novas famílias videirenses serão beneficiadas com a casa própria. A Prefeitura de Videira já está terminando os trâmites burocráticos e em breve deve realizar o sorteio dos terrenos de mais um loteamento habitacional popular. “As pessoas que não foram contempladas hoje podem ficar tranquilas, pois no próximo ano realizaremos mais um sorteio, semelhante ao de hoje, mas para o loteamento localizado no Bairro Farroupilha, que terá mais de 250 lotes”, afirmou o prefeito Wilmar Carelli durante o evento. O Conselho Municipal de Habitação acompanhou ativamente, auxiliando na tomada de decisões e fiscalizando, todas as etapas, inclusive no sorteio.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »