05/10/2021 às 11h17min - Atualizada em 05/10/2021 às 18h20min

Scuola Eugenio Montale recebe comitiva da cidade de Itu

Encontro teve como objetivo apresentar o as ações pedagógicas da Montale, que se referem à filosofia Reggiana, para o sistema de ensino da cidade

SALA DA NOTÍCIA xxxx
www.montale.com.br

divulgação
A Scuola Italiana Eugenio Montale recebeu uma comitiva da Prefeitura de Itu com o intuito de conhecer presencialmente novas propostas pedagógicas, a filosofia de Reggio Emilia e o ensino internacional italiano, para que possam agregar ao sistema de ensino aplicado pela Secretaria de Educação de Itu. O encontro contou com a presença do cônsul geral da Itália em São Paulo, Sr. Filippo La Rosa, que recentemente esteve em Itu e tem se mostrado bastante atento à importância histórica, ao viés cultural e ao potencial turístico do município.

A comitiva ituana foi recebida pela presidente Sandra Papaiz Velasco, a diretora pedagógica italiana, Paola Capraro, a diretora pedagógica brasileira, Vanessa Squassoni, o diretor administrativo e financeiro, Lorenzo Gemma, e Relações Institucionais e Marketing, Neide Oliveira.

Já a cidade de Itu foi representada pela secretária adjunta de Educação Sílvia Sório; a secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico Maitê Velho; a diretora do Departamento de Educação Infantil Estela Bresciani; o diretor de Patrimônio Histórico Emerson Castilho, e a coordenadora do Patrimônio e orientadora do Centro Ituano de Letras e Artes (CILA) Morgana Ribeiro.

Paola Capraro explicou à comitiva sobre a filosofia Reggiana que a Scuola Italiana Eugenio Montale segue: “Para nós a criança é um ser competente, curioso, que cria a própria hipótese de mundo, interage, experimenta e inventa. A criança é protagonista do próprio processo de conhecimento e o professor é o mediador, que provoca, que cria um ambiente favorável à aprendizagem. E a escola é como lugar de pesquisa e construção de saber”.

A secretária adjunta de Educação Sílvia Sório destacou que o encontro proporcionou partilhar experiências. Ela mencionou que o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, considera a criança parte importante das políticas públicas. “Essa é uma oportunidade, um ajuntamento da cultura do bem, da cultura da paz, e eu agradeço por isso”.

Outros encontros devem ser promovidos com o objetivo de intensificar a troca de experiências entre a atual administração pública de Itu e a escola italiana.

Sobre a Eugenio Montale

A Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana localizada no Morumbi, em São Paulo. É reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, o que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda Europa, além do diploma brasileiro. Oferece disciplinas da área de humanas aliadas às científicas, que permitem a formação de alunos com uma visão multicultural e internacional. Dedica-se à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos de Língua e Cultura italiana. Foi fundada em 1982 e sempre esteve comprometida com uma pedagogia de base filosófica humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.

Conta com gestão participativa, tal qual se deu em sua criação. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Beneméritos e por sócios Contribuintes (responsáveis financeiros dos alunos), que integram um Comitê de Gerenciamento de forma paritária. Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino.

Promove um ambiente multicultural e diversificado em conformidade com as exigências atuais de uma escola internacional. Sua proposta é de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro. Seu foco é a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp