08/12/2015 às 06h22min - Atualizada em 08/12/2015 às 06h22min

JOSIANE ZAGO

Estação Experimental da Epagri completou no dia 6 de dezembro, 79 anos de história.

JOSIANE ZAGO

"A vitivinicultura catarinense passa pela nossa estação experimental". Essas foram as palavras do gerente de pesquisa, Vinicius Caliari, ao enaltecer a importância da Estação Experimental da Epagri de Videira,  para o cenário da vitivinicultura catarinense. Com um trabalho amplo na área da pesquisa, a unidade contribui para a evolução da produção do estado.

No último domingo, dia 6, a unidade de Videira celebrou 79 anos de fundação. O espaço que iniciou como uma subestação de enologia do Ministério da Agricultura, passou por diversas alterações com o passar dos anos. Em 1991, da fusão da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (ACARESC) e da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (EMPASC), surgiu a Estação Experimental da Epagri Regional Videira.

Foram inúmeros pesquisadores e vários trabalhos sendo desenvolvidos e aplicados. Os avanços e as pesquisas realizadas impactaram na melhoria do vinho catarinense, por meio da apresentação de novas regiões e novas variedades desenvolvidas.

Na agricultura, de um modo geral, além da uva, a Estação Experimental contribui também com pesquisas na área das frutas de caroço, com ameixa, pêssego e nectarina. Na história da unidade, também é de Videira os primeiros trabalhos sobre a cultura da maçã, que posteriormente foi migrada para a estação de Caçador.

Para o gerente de pesquisa, Vinicius Caliari, há muito que se comemorar "A Estação Experimental de Videira é uma das que mais publica artigos de pesquisa no Estado. Nosso trabalho contribui efetivamente com a melhoria das atividades dos produtores e consequentemente com a rentabilidade" afirmou.

A programação da Estação Experimental é, no ano que vem, na celebração dos 80 anos da unidade, serem lançados quatro produtos inéditos oriundos do trabalho de pesquisa desenvolvido no espaço. Serão duas variedades de ameixa, um espumante e um vinho. "Queremos fazer um convite para a comunidade, para que venha visitar a nossa unidade e conhecer um pouco mais o trabalho desenvolvido pela nossa equipe" finalizou Vinicius.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »