06/10/2021 às 10h31min - Atualizada em 06/10/2021 às 12h21min

Gustavo Fofão lança disco ‘True North’ com experimentações de violão fingerstyle

EP traz seis novas versões de composições da carreira do compositor; multi-instrumentista é especialista em fingerstyle

DINO
https://links.altafonte.com/gustavofofao

Gustavo Fofão músico multi-instrumentista brasileiro

Acaba de ser lançado nas plataformas digitais ‘True North’, o primeiro EP de músicas instrumentais do compositor Gustavo Fofão. Produzido a partir de uma experiência imersiva no Sonastério, o disco é composto por seis faixas com novos arranjos, texturas e timbres de composições da carreira do instrumentista, compositor e instrutor de música. 

Gustavo Fofão é instrutor de música e no disco, o violão de cordas de aço ocupa o protagonismo no ambiente instrumental e as técnicas de fingerstyle são o diferencial na construção de cada faixa.

True North é um convite para a experimentação de sensações diferentes em cada trilha sonora. O músico acredita que esse movimento de sinestesia gera conexão, pois em geral o mundo vive um momento de autopercepção e reflexão. “Durante a produção do EP, percebi que a busca pelo verdadeiro norte sempre me aproximou da vontade de compreender o que há de singelo no movimento do fluxo de fora para dentro e de dentro para fora”, revela Gustavo Fofão.

Para apresentar o disco ao mundo, Fofão lançou em seu Instagram e Canal do YouTube o TrueNorth.doc, um minidocumentário com 7 episódios em que compartilha as histórias, o processo criativo da produção do EP e a relação da subjetividade com a arte de criar suas composições. 

“A ideia do minidoc surgiu dos encontros com a equipe, queríamos contar sobre o processo criativo de cada faixa do EP e construir a ambientação de True North. Fiquei muito feliz com o resultado”, conclui Fofão. 

Por dentro de ‘True North’ 

Baby Penguins acessa nos ouvintes aquela espontaneidade de uma criança quando faz perguntas, demonstra interesse, se engaja com a história do outro enquanto deixa seu coração falar. Com essa atmosfera lúdica de fluidez ritmada, se inicia a rota. 

No ritmo do percurso, andar só não tem vez. About Friendship é um manifesto pela busca da reciprocidade e da identificação. Um olhar atento para abraçar e aprender a partir da singularidade do outro. O ritmo dessa composição levanta a poeira e abre os caminhos para a celebração da alegria de estar junto, selada em Beaver Bros. 

Beaver Bros se comunica pelo olhar de cumplicidade. O ritmo traduz a sensação de estar em casa, seja onde for. Essa composição é a energia pulsante do celebrar e proteger a vida, é o primeiro direcionamento para o sentimento de pertencimento. 

Em Helena, há uma proposta de uma dança acompanhada do sentimento de pertencer. O afeto, o singelo e o tom sereno conduzem essa rota. Essa composição encaixa histórias. As histórias do compositor, as histórias do ouvinte. Ao se permitir ser embalado pela calmaria, a memória resgata o que é essencial. 

Ao resgatar aquilo que faz ser autêntico há um encontro com as sombras, reconhecendo que muitas vezes agimos como antagonistas de nós mesmos. O Maroto é um blues com uma quebra dramática na linha do disco como a dose de realidade dentro do sonho que se trilhou até a faixa. A música é como um espelho e reflete uma parte de nós que carregamos e enfrentamos todos os dias.

Sunset Riders é a soma de todos os elementos encontrados nas faixas. É um desfecho energizante que remete ao estalo de quando percebemos que o True North, ou seja,  verdadeiro norte aponta coordenadas para trilharmos um caminho, partindo para a jornada que nos permite expandir, interagir com o presente e sonhar. 

“Toda jornada de True North nos mostra que o destino é nos manter perto de quem somos. Desfrute do percurso”, finaliza Gustavo Fofão. 

Para assistir ao minidoc basta acessar o canal no Youtube e True North está disponível nos streamings de música

Sobre o artista Gustavo Fofão

Músico multi-instrumentista brasileiro, Gustavo Fofão caminha pelos gêneros instrumental, celta/irish, folk e blues, com destaque para as composições em violão fingerstyle e no seu percurso como integrante da banda Taverna. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência no violão aço no Brasil como compositor e intérprete e o envolvimento com o instrumento possibilitou diversas experiências dentro e fora do país, passando pela Croácia, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Há 12 anos é instrutor do Cifra Club e coprodutor da metodologia dos cursos de ensino de violão e de Fingerstyle da plataforma. Além disso, produziu workshops sobre fingerstyle e violão celta no Brasil e nos Estados Unidos. Gustavo Fofão é apaixonado por acolher: histórias, memórias, sentimentos, sonhos, paisagens, pessoas. Sua música reflete esse acolhimento e sensibilidade em forma de sons. 



Website: https://links.altafonte.com/gustavofofao


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp