07/10/2021 às 14h24min - Atualizada em 13/10/2021 às 00h00min

Thiago de Moraes reflete sobre a Fotografia de Eugène Atget ao Fotógrafo das celebridades João Passos

Fotografia é arte, é sentimento, é inspiração, é emoção, é memória

SALA DA NOTÍCIA Maria Emilia Genovesi produtora cultural/ assessora

João Passos

“A fotografia é uma maneira de guardar momentos importantes de uma vida efêmera, passageira. As memórias são registradas, os momentos são colecionados, o instante é eternizado.  

     O que faz uma fotografia tornar-se parte da nossa memória coletiva? Às vezes pode ser o conteúdo da imagem, mas no caso de João Passos é a habilidade e talento desse ícone, seu profissionalismo que o torna uma referência visual no mundo. 
  João faz magia do seu ofício para que possamos traduzi-las em suas próprias criações. Um fotógrafo organizado quem em milhares dessas seções temáticas traz uma seleção especial de fotografias icônicas que são tecnicamente analisadas, abordadas como por exemplo questões como câmera usadas para fazer a fotografia, a composição, a exposição e a luz, ou o tom e a cor. De  Eugène Atget (fotógrafo nascido na França 1857) ao moderno fotógrafo das Celebridades nascido no Brasil no século XXI da famosa Revista Caras João Passos há uma singularidade no meio fotográfico que consegue da técnica a criatividade uma forma acessível e surpreendente no campo das artes e tecnologia. 
 
O Fotógrafo das Celebridades aborda o design como fator mais importante na criação de uma imagem fotográfica de sucesso. A habilidade de enxergar o potencial para uma imagem forte e depois organizar os elementos gráficos em uma composição atraente e eficiente sempre foi crucial no ato de fotografar, segundo o Prof.Dr. Thiago de Moraes. Aliás, João Passos demonstra que a fotografia digital trouxe um aspecto novo e motivador ao design, por sua resposta rápida e suas possibilidades de edição, e isso teve um efeito profundo no modo como os fotógrafos fazem suas fotos. 
 
O efêmero e o perpétuo fundamentam suas reflexões sobre a imagem. Nessa perspectiva, a fotografia ocupa o centro do debate sobre as ambíguas relações entre representação e fato, entre o aparente e o oculto. 
 
Um dos mais importantes pesquisadores e ensaístas brasileiros dedicados à fotografia. Ele prioriza em suas reflexões os modos como se constroem ficções e realidades por meio do documento visual. Não por acaso, suas análises passam necessariamente pelas questões da história, da memória e da contemporaneidade. 

   Naquele mesmo dia 24/09/2021 que o fotógrafo João Passos em toda sua cultura trouxe a nosso conhecimento que os momentos importantes que um indivíduo vive o moldam como ser humano e cidadão. É nesse sentido que a fotografia é relevante, pois permite que esses momentos sejam guardados não apenas na memória, mas também de maneira concreta e física. A fotografia permite que esses momentos do passado sejam revividos.  

Além disso, as fotografias são capazes de captar todos os sentimentos vividos naquele momento eternizado. Uma foto é capaz de dizer muito sobre quem ou o que está sendo registrado. É possível, também, retirar diversas informações de um momento registrado por meio da fotografia.    

Uma fotografia pode ajudar a compreender e a conhecer uma cultura, um povo, uma religião, grupos sociais. É capaz de proporcionar sentimentos e emoções únicas para quem está vendo a imagem.    

Resgatar memórias é importante para a construção de qualquer indivíduo. Permite que as recordações sejam passadas de geração em geração. Dá vida a uma história contada. Possibilita lembrar quem fomos e quem somos, o que construímos, os momentos bons e ruins que passamos.    

Uma imagem fala mais que mil palavras, pois “a vida é hoje” João Passos.” 

 fotos Thiago de Moraes -João Passos 
  

Por Thiago de Moraes 

Jornalista MTB 0091632/SP 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp