13/10/2021 às 10h54min - Atualizada em 13/10/2021 às 17h40min

Sete cientistas brasileiros são selecionados para receber bolsa de incentivo Dimensions Sciences Bridges

Programa visa apoiar pesquisadores que estão em transição de carreira e criar condições para que a diversidade da população brasileira seja refletida no campo da ciência

SALA DA NOTÍCIA Comunicação

A Dimensions Sciences - Organização Sem Fins Lucrativos com sede nos Estados Unidos fundada em novembro de 2019 pela pesquisadora e executiva brasileira Márcia Fournier - selecionou sete pesquisadores do Brasil para receber a bolsa Dimensions Sciences Bridges ( DS Bridges). Os bolsistas foram escolhidos a partir de um grupo de 45 candidatos com base no mérito científico de seu trabalho, potencial de inovação e impacto nas ciências da vida e da saúde.
O programa, que continua a receber inscrições de novos candidatos, oferece apoio financeiro para cientistas brasileiros que já estão voluntariamente vinculados a laboratórios sediados no Brasil, mas não possuem bolsa. Estudiosos que tenham retornado de intercâmbio científico no exterior e que se encontram sem suporte financeiro também se enquadram no perfil.
"Nosso objetivo é ajudar pesquisadores que estejam em momentos de transição de carreira, permitindo que o profissional de ciência consiga continuar se dedicando à pesquisa enquanto busca por bolsas de maior duração das agências estaduais, federais, internacionais ou por vínculos empregatícios", explica Márcia Fournier.
A executiva destaca que a inciativa visa criar condições para que a diversidade da população brasileira seja refletida no campo da ciência. O edital da bolsa leva em consideração indicadores étnico-raciais, gênero, orientação sexual, maternidade e condição socioeconômica. "O apoio será concedido na forma de bolsa mensal (por um mínimo de 3 meses, podendo ser estendido por até 6 meses dependendo da disponibilidade de recursos, necessidade de extensão e mérito), bem como através de um programa de mentoria da Dimensions Sciences (DS-ACTS)", conta.
Os finalistas foram selecionados por um painel com mais de 16 especialistas doutores em ciências da saúde e da vida. A banca avaliadora contou com profissionais nas áreas acadêmicas, indústria, startup e negócios. Cada candidato foi avaliado por pelo menos dois membros de cada comitê que fizeram anotações e recomendações para a decisão final.
A Dimensions Sciences busca cientistas altamente motivados com, no mínimo, mestrado completo e compatível com o segmento de atuação em que realizam atividades científicas nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. A organização incentiva a aplicação de pesquisadores que tenham projetos relacionados ao enfrentamento de doenças infecto-contagiosas, incluindo a atual emergência sanitária (COVID- 19). Os projetos são avaliados com base na viabilidade e impacto, mérito científico, potencial de inovação e perfil dos inscritos.
Os candidatos devem se identificar com pelo menos um dos critérios abaixo:
• ser preto(a), pardo(a) ou indígena (autodeclaração);
• ser mãe de filhos em idade escolar (até 12 anos de idade);
• ser da comunidade LGBTQIA+ (autodeclaração);
• possuir renda familiar Classes D e E de acordo com os critérios do IBGE.

Sobre a Dimensions Sciences
Dimensions Sciences é uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington, D.C., com a missão de fomentar programas para a inclusão de minorias em ciência, tecnologia e inovação. A organização concede bolsas de estudo e fornece orientação para jovens cientistas, além de programas direcionados para melhorar a educação e comunicação científica e o envolvimento do público na ciência. Para obter mais informações, visite https://www.dimensionssciences.org.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp