A Generation Brasil, organização independente e sem fins lucrativos, criada pela McKinsey & Company, e a SumUp, multinacional de soluções financeiras para microempreendedores, lançam parceria para formar e qualificar jovens para a área de tecnologia com o curso de Desenvolvedor Java Jr.
A ação tem como objetivo preparar jovens negros, mulheres, grupos LGBTQIA+ e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, para que possam ter novas oportunidades de trabalhos em áreas mais promissoras. Com a formação, a expectativa é ingressar numa carreira com salários a partir de R$ 3.000, o que significa um aumento de renda de até cinco vezes maior, comparando com o que a pessoa ganhava antes do curso.
Serão disponibilizadas 40 vagas para a capacitação na turma em conjunto com a SumUp e mais 80 vagas para outras turmas. Colaboradores SumUp também participarão da formação.
Para os interessados, as inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro, acessando o link: https://gen.jobs/genbra. O público-alvo são pessoas de 18 a 30 anos, que tenham concluído o ensino médio e residam em São Paulo. As aulas serão online, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, durante três meses.
Para que todos tenham a mesma oportunidade, a organização realiza avaliação socioeconômica com cada participante para entender as suas necessidades e poder oferecer o empréstimo de computador, conexão à internet etc.
O curso é técnico, ministrado por profissionais altamente capacitados e conta com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e mentalidades, as chamadas soft skills, com o objetivo de preparar cada jovem para uma rotina profissional de trabalho.
A organização já formou, aproximadamente, 1.000 alunos desde 2019, início da atuação no país. Destes, cerca de 90% foram inseridos no mercado de trabalho no prazo de 6 meses após a conclusão do programa, e 75% continuam no emprego após um ano da contratação.
“Decidimos realizar essa parceria com a Generation Brasil para capacitar, aumentar a diversidade no setor e treinar novos profissionais em tecnologias relevantes para a SumUp e para o mercado como um todo”, explica Gabriel Ricci, head de engenharia da fintech.
“Temos o objetivo de transformar a educação de tecnologia para empregabilidade, formando talentos diversos em habilidades exigidas pelo mercado e, dessa forma, contribuir para fechar a demanda de profissionais da área que deve chegar a 421 mil postos de trabalho em 2024, segundo a Brasscom. Sabemos que muitas oportunidades, como as oferecidas na área de tecnologia, não estão ao alcance de muitos jovens, em especial, em situação de vulnerabilidade econômica e social. Por isso, a Generation Brasil oferece um programa que aborda tanto competências técnicas como comportamentais, a partir de uma metodologia testada em 14 países e que se conecta com as demandas de mercado. Além disso, trabalhamos para aumentar o número de mulheres e pessoas negras na área, fornecendo chances reais de uma nova carreira próspera para jovens de alto potencial”, afirma Adriana Carvalho, CEO da Generation Brasil.