Tv ESPORTES TESTE

Vídeo mostra pacientes em leitos improvisados nos corredores de hospital na Grande Florianópolis

Por Marcos Antonio em 20/02/2021 às 15:36:28

Imagens mostram a pressão do aumento da ocupação no Hospital Regional de São José. Pacientes estão em leitos improvisados enquanto aguardam vagas em SC

Em meio ao avanço da pandemia de coronavírus, três hospitais da Grande Florianópolis estão com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da Covid-19 e outros quatro acima de 90%, de acordo com dados da manhã deste sábado (20).

Os pacientes que precisam de tratamento nas unidades por outros motivos também sentem a pressão. Um vídeo gravado no Hospital Regional de São José, um dos maiores de Santa Catarina, mostra várias pessoas recebendo atendimento em leitos improvisados nos corredores.

O registro foi feito na tarde de sexta-feira (19). Muitos pacientes ficam em macas enfileiradas, sem espaço, não respeitando o distanciamento adequado.

A Secretaria de Estado da Saúde informou acompanha a situação e que a direção da unidade de saúde vem atuando no sentido de acomodar esses pacientes. A nota diz ainda que o hospital registrou um alto movimento de pacientes na emergência nos últimos dias.

Veja como está a situação da ocupação de UTI na Grande Florianópolis

Veja como está a situação da ocupação de UTI na Grande Florianópolis

VÍDEOS: mais assistidos do G1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Sobre os casos ativos diários, o estado alcançou a marca de 24.526 mil. Segundo a análise divulgada pelo governo, a tendência se estabeleceu alta, indicando uma nova onda de casos em Santa Catarina. Além disso, em relação à taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde, o índice chegou a 86,59% e houve saturação em ao menos sete regiões.

A analista de dados da Secretaria de Saúde Bianca Vieira disse que a relação de indicadores de capacidade de atenção que reflete a ocupação de leitos de UTI para Covid no estado. "Indica que 15 regiões possuem ocupação maior que 70% e apenas uma menor que 70%. De fato, sete regiões estão saturadas em termos de ocupação de UTI", explica.

A região Oeste registrou em todos os quesitos avaliados pela matriz, fato inédito desde sua criação em julho de 2020. A região conta com 100% de ocupação dos leitos de UTI.

Santa Catarina registrou 631.868 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, com 6.891 mortes. Os números foram divulgados em boletim pelo governo na sexta-feira (19). O estado é o quarto do Brasil com o maior número de casos confirmados, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

VÍDEOS: mais assistidos do G1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro

Comentários