19/10/2021 às 17h39min - Atualizada em 20/10/2021 às 00h00min

A importância do Outubro Rosa

RS Serviços traz informações sobre câncer de mama no mês de conscientização da doença e traz palestrante para abordar o tema

SALA DA NOTÍCIA RS Serviços
www.rsterceirizacao.com.br

RS Serviços
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama que tem o intuito de mostrar a importância da detecção precoce a fim de reduzir a mortalidade por conta dessa doença. A ação começou na década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama (o laço na cor rosa) foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

Dados no Brasil e mundo – No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), as taxas mais altas estão nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Porém, com relação a taxa de mortalidade, o câncer de mama costuma ser a primeira causa de morte por tumores na população feminina brasileira. Segundo a publicação do INCA, apenas na região norte o câncer de colo de útero ocupa a primeira posição de número de mortes.
Esses dados se assemelham aos números mundiais, já que o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo todo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos diagnósticos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres).
A incidência do câncer de mama começa a ser mais expressiva a partir dos 40 anos e a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Além disso, homens também desenvolvem a doença, porém, representam apenas 1% de todos os casos da doença.

Causas – Ainda de acordo com informações do INCA, o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). “Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o comportamento podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer”. Existem também fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais suscetíveis à ação dos agentes cancerígenos ambientais.

Vida saudável previne – Aproximadamente 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (cerca de 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física, segundo dados divulgados pela pesquisa intitulada “Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física”, do INCA. Dentre os demais hábitos que são indicados para evitar o câncer estão a ausência de tabagismo e álcool, boa alimentação, peso corporal adequado, a não exposição prolongada ao sol e amamentação.

Conscientização com a RS Serviços – No dia 27 de outubro, em parceria com o Grupo Saber é Saúde, a RS Serviços trará uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce e demais ações que previnem a doença. O evento será transmitido pelas redes sociais da empresa: Instagram (@oficialrsservicos), Facebook (@RSServicosterceirizados) e LinkedIn (RS Serviços), a fim de levar informação de qualidade a um maior número de pessoas possível.

Sobre a RS Serviços – Com 15 anos de experiência, a RS Serviços oferece soluções em
terceirização no estado de São Paulo nos ramos de limpeza, desinfecção, portaria, recepção, controle de acesso e outros. Atendimento personalizado de qualidade (certificada pela ISO 9001) feito a condomínios residenciais e comerciais e empresas dos mais variados segmentos. A RS segue rigorosamente todos os protocolos sanitários atuais. www.rsterceirizacao.com.br. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp