Tv

Após volta às aulas, 99 professores de Blumenau testam positivo para Covid-19, diz prefeitura

Por Marcos Antonio em 23/02/2021 às 09:00:36

NSC TV/ Reprodução

A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, confirmou na noite de segunda-feira (22) que 99 professores testaram positivo para o coronavírus desde o início das aulas deste ano. O número é referente aos profissionais da rede municipal, estadual e particular de ensino.

Além deles, outros dois estudantes também foram diagnosticados com a Covid-19. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), ao menos 140 alunos já foram afastados por terem tido contato com pessoas contaminadas. Desses, cinco estão com suspeita da Covid-19.

Os nomes das escolas em que foram registrados casos não foram divulgados. No entanto, os casos foram registrados nas 51 unidades de educação que espalhadas pelo município.

A terceira cidade mais populosa do estado tem 36 mil alunos da rede municipal e 3,3 mil professores efetivos e ACT´s. No dia 8 de fevereiro, 24 mil voltaram às atividades presenciais.

SC reserva vacinas contra Covid-19 para aplicar 2ª dose

Quinto caso da variante brasileira do coronavírus é confirmado em Santa Catarina

Decretos em Chapecó e Xanxerê restringem circulação de pessoas para frear contágio

Protocolo

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada escola é o responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19. Assim, esses locais são fechados e as pessoas que tiveram contato com os professores com a doença são afastados.

Com base nesses números e nos casos nas unidades de ensino, foram determinados pelo município as seguintes medidas:

A turma onde o professor titular ou um aluno até o 5º ano estiver com Covid-19 será afasta por 14 dias (incluindo CEIs);

No caso das turmas maiores (acima do 6º ano), havendo 50% dos professores da turma positivos, afasta-se o professor e os alunos por 14 dias;

No caso de alunos positivos ou suspeitos (acima do 6º ano), afasta-se apenas o aluno infectado por 14 dias.

Covid-19

Na noite de segunda-feira, Blumenau chegou a marca de 34,2 mil pacientes infectados pela Covid-19. Terceira no ranking de casos e quarta no número de óbitos no estado, a cidade perdeu 320 pessoas para a Covid-19.

O estado tem 641.840 casos confirmados de Covid-19, com 6.988 mortes, de acordo com boletim do governo do estado desta segunda-feira (22). A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) SUS é de 89,02%.

SC atinge o número mais alto de internações por Covid-19 em UTIs públicas e privadas

Mapa de risco

Blumenau está em uma das 15 regiões em nível gravíssimo para a Covid-19. A atualização do mapa de risco potencial das regiões foi divulgada na manhã de sábado (20) pela Secretaria de Estado da Saúde.

Mapa de Risco Potencial por Região de Santa Catarina

SES/ Divulgação

Confira as reportagens mais assistidas da NSC TV nesta semana no G1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro

Comentários