Arquivo pessoal/ Divulgação
Morreu em casa na madrugada desta terça-feira (23) Luiz Valentim Morello, em Chapecó, no Oeste catarinense. Aos 75 anos, o ex-presidente da Chapecoense foi vítima da Covid-19 e sofria de comorbidades.
Morello tinha mais de 40 anos dedicados ao esporte, tendo inclusive coordenado inúmeras edições dos Jogos Abertos e dos Joguinhos Abertos em Santa Catarina.
Ele presidiu a Chapecoens em 1984 e também atuou como secretário de esportes de Chapecó e como supervisor de equipes de vôlei. Foi coordenador regional da Fesporte, vice-presidente da Federação Catarinense de Voleibol e da Confederação Brasileira de Desportos Terrestres (CBDT). Natural de Nova Prata (RS), ele deixa mulher e quatro filhos.
A morte de Morello ocorreu quase dois meses depois do falecimento do então presidente da Chapecoense, Paulo Magro, também em razão da Covid-19. O clube emitiu nota oficial lamentando a perda do ex-dirigente e desejou "força à família para enfrentar a situação tão difícil".
Segundo o prefeito João Rodrigues (PSD), Chapecó vive "o pior momento da pandemia". Na semana passada ele já havia dito que a cidade estava em estágio de "colapso" na saúde.
Uma das medidas adotada pela Prefeitura foi a publicação de um decretos para tentar conter o contágio da Covid-19. O documento inclui restrições à circulação de pessoas durante a noite e o fechamento de serviços não essenciais pelo menos até a noite do próximo domingo.
Secretaria da Saúde determina suspensão das cirurgias eletivas por causa do avanço da Covid
SC reserva vacinas contra Covid-19 para aplicar 2ª dose
Quinto caso da variante brasileira do coronavírus é confirmado em Santa Catarina
Supermercados podem funcionar com capacidade limitada a 30% da ocupação. O transporte coletivo também segue em funcionamento, atendendo 50% do total de passageiros nos veículos. A fiscalização ficará a cargo da Guarda Municipal (veja vídeo abaixo).
Estabelecimentos de Chapecó tentam se adequar ao novo decreto municipal
Um comitê de crise foi montado na cidade para buscar soluções para a região. Foi anunciada a abertura de mais vagas no Hospital Regional do Oeste e também no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê.
Confira as reportagens mais assistidas da NSC TV nesta semana no G1
Veja mais notícias do estado no G1 SC